Sumários
Leopardi
8 Novembro 2023, 18:30 • CARLO ARRIGONI
Breve introdução às Cosmicomiche de Calvino. Analise de La distanza della luna (Cosmicomiche). Importância dos sentidos e do conhecimento empírico. Subtexto erótico. Nostalgia por uma condição primordial em que o homem vivia de acordo com a natureza no conto. O mito da Lua como mulher. A relação entre ser humano e natureza em Leopardi e Calvino.
Leopardi
6 Novembro 2023, 18:30 • CARLO ARRIGONI
Continuação da análise de Canto notturno di un pastore errante dell’Asia. Dor de viver e experiência empírica. As hipóteses do pastor e a poesia como investigação. Nietzsche e Leopardi. Leitura das primeiras páginas da Segunda consideração intempestiva. Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Sociedade humana, história e infelicidade em Leopardi. O pessimismo cósmico.
Leopardi
30 Outubro 2023, 18:30 • CARLO ARRIGONI
Análise de Canto notturno di un pastore errante dell’Asia. Analise do título. A escolha de um pastor errante da Ásia (cfr. Zibaldone; cfr. Dialogo della Natura e di um Islandese). Perguntas sem possibilidade de resposta. O ser humano como filósofo. A alegoria do “Velhinho branco, enfermo” e a morte como “abismo horrendo imenso”: a dor de viver e a falta de sentido da existência humana.
Leopardi
25 Outubro 2023, 18:30 • CARLO ARRIGONI
Breve introdução às Operette morali. Análise de La scommessa di Prometeo. Os três estágios do desenvolvimento da civilização (ocidental). Progresso e infelicidade. Análise de Dialogo della Natura e di um Islandese. A escolha de um islandês (Voltaire, natureza da Islândia, um ser humano comum). A indiferença da Natureza: crítica ao antropocentrismo. Materialismo e falta de sentido na existência. As perguntas insistentes do islandês e a necessidade humana de procurar o sentido da existência.
Leopardi
23 Outubro 2023, 18:30 • CARLO ARRIGONI
Continuação da discussão da teoria do prazer do Zibaldone. Analise de Il sabato del villaggio. Sábado vs domingo; Ilusão vs realidade (cfr. Zibaldone). Reticência no final do poema: preservar a criança que não sabe. Conhecimento e infelicidade.