Unidade Curricular | Course Unit

Perspetiva de literatura Hispano-Americana

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

LAC2.99265

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

1.º

 

Semestre | Semester

2.º

 

Docente(s) | Instructor(s)

Santiago Pérez Isasi

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Esta Unidade Curricular destina-se a oferecer ao discente uma visão panorámica da literatura Hispano-Americana, desde as suas origens até ao século XXI, tanto na narrativa como na poesia ou (em menor medida) o teatro, e na sua diversidade geográfica, histórica e cultural. Trata-se portanto de uma visão necesáriamente seletiva de um arquivo literário vastíssimo, viariadíssimo e do mais alto nível em todas as suas manifestações. Espera-se que no final do semestre o discente tenha uma visão de conjunto da história do continente, e de alguns dos seus movimentos literários, que possam depois ser aprofundados e amplificados em outras Unidades Curriculares.

 

O temário estará dividido cronologicamente, de forma a abarcar alguns dos momentos essenciais da história e da literatura do continente:

 

·       O período pre-colombino e o (mal-chamado) “Descobrimento”

·       As independências da América Hispana

·       A era das revoluções e contra-revoluções

·       O boom da literatura Hispano-Americana

·       O século XXI e a literatura Hispano-Americana actual

 

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A Unidade Curricular incluirá sessões teórico-práticas, baseadas numa metodología participativa e colaborativa em que a exposição realizada pelo docente se complementa com a análise de textos (excertos de ensaios, relatos, poemas, etc.) por parte dos alunos.

 A disciplina funciona em regime de avaliação contínua, de acordo com o Regulamento de Avaliação dos Estudantes da FLUL, e resulta dos seguintes elementos:

 

a.   Uma prova escrita presencial (30%), consistente em três questões relativas aos conteúdos da Unidade Curricular;

b.   Um trabalho escrito, consistentes numa breve análise (500-750 palavras) de uma obra da literatura Hispano-americana escolhida de entre as leituras obrigatórias (30%);

c.   Uma apresentação oral sobre uma obra da literatura Hispano-americana do século XXI, de entre uma lista fornecida pelo docente (30%)

d.   Participação oral ativa nas aulas, nos debates teóricos e nas análises críticas de obras literárias (10%)

 A presença nas sessões será obrigatória (salvo em aqueles casos especiais contemplados pelo Regulamento da FLUL). 

 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Bibliografia primária – Leituras obrigatórias

Embora se mencionem a continuação edições específicas e recomendadas, podem existir múltiplas edições disponíveis de cada uma das obras, também em eBook.

 

·     Octavio Paz: El laberinto de la soledad (excertos incluídos na sebenta)

·     Laura Esquivel: Malinche

·     Miguel Ángel Asturias: Leyendas de Guatemala (excertos incluídos na sebenta)

·     Gabriel García Márquez: El general en su laberinto.

·     Relatos de Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Juan Rulfo, incluídos na sebenta

·     Poemas de Sor Juana Inés, César Vallejo, Pablo Neruda, Cristina Peri Rossi, incluídos na sebenta

·     Leitura obrigatória de uma obra Hispano-Americana do século XXI, de entre uma lista fornecida pelo docente.

 

Todos os materiais da Unidade Curricular, incluídos os textos da sebenta, apresentações em Power Point para cada um dos temas e outros materiais de apoio (bibliografia secundária, ligações de interesse, documentos relevantes para o funcionamento da UC) serão disponibilizados através da plataforma de e.learning da Universidade de Lisboa. 

 

 

Bibliografia secundária

·       Bellini, Giuseppe (1997): Nueva historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Castalia.

·       Chocano, Magdalena; Rowe, William y Usandizaga, Helena (2011): Huellas del mito prehispánico en la literatura latinoamericana. Madrid: Iberoamericana.

·       Encinar, Ángeles; Löfquist, Eva e Valcárcel, Carmen (coords.) (2006): Género y géneros. Escritura y escritoras latinoamericanas. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid.

·       Fernández Ariza, Guadalupe (2002-8): Literatura hispanoamericana del siglo XX. Universidad de Málaga (4 vols).

·       González Echevarría, Roberto y Pupo-Walker, Enrique (2006): Historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Gredos.

·       López, Magdalena (2015): Desde el Fracaso: Narrativas del Caribe Insular Hispano en el Siglo XXI (Verbum, 2015)

·       Ochando, Carmen (1998): La memoria en el espejo. Aproximación a la escritura testimonial. Barcelona: Anthropos.

·       Oviedo, José Miguel (2001). Historia de la literatura hispanoamericana. Madrid: Alianza, 2001 (4 vols.).

·       Paz, Octavio (1950): El laberinto de la soledad. México D.F: FCE.

·       Shaw, Donald (1999): Nueva narrativa hispanoamericana. Boom. Postboom. Postmodernismo. Madrid: Cátedra.

·       Todorov, Tzvetan (1987): La conquista de América: el problema del otro. Barcelona: Siglo XXI.

·       Zamora, Lois Parkinson (1997): The usable past. The imagination of history in recent fiction of the Americas. Cambridge: Cambridge University Press.