Unidade Curricular: Produção do Português Escrito – Nível Avançado

Ciclo de estudos: 2.º

ECTS: 6

Semestre: 2.º

Docentes: Anabela Gonçalves e Madalena Colaço

Língua de ensino: Português

Objetivos:

É objetivo desta unidade curricular desenvolver conhecimentos e competências que permitam aos estudantes utilizar de forma eficaz estratégias de monitorização e de autorregulação do seu processo de escrita, bem como adquirir hábitos de análise crítica da sua própria escrita e da de outros.

No final, os estudantes deverão ser capazes de planear e redigir textos académicos; reconhecer e produzir diferentes tipos e géneros de texto académico; dominar estratégias de citação e referenciação, evitando situações de plágio.

 Conteúdos:

1. Formatação linguística de textos compositivos: pontuação e estrutura sintática; seleção e adequação lexical; variação linguística e registo de língua

2. O texto académico

2.1. Tipologia textual – propriedades prototípicas de diferentes tipos de texto académico (texto expositivo, texto argumentativo)

2.2. Géneros textuais – formas de organização da informação em diferentes géneros de textos académicos (resumo, recensão, dissertação, relatório)

3. Fontes e recursos. Citação e referenciação bibliográfica

 Avaliação:

A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) um trabalho prático de aplicação

dos conhecimentos adquiridos (60%); (ii) 4 exercícios realizados em aula (30%); (iii) participação relevante nas aulas (10%).

 Bibliografia:

Bassols, M. e A. Torrent. Modelos Textuales: Teoría y Prática. Barcelona: Eumo & Octaedro, 1996.

Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura e A. Mendes, eds.

Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013.

Hamp-Lyons, L. e B. Heasley. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes.

Cambridge: Cambridge University Press.

Mack, C. A. How to Write a Good Scientific Paper. Washington: SPIE, 2018.

Peres, J. & T. Móia. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1995.