A pontuação
8 Fevereiro 2021, 14:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Discussão a partir de um exercício prático de segmentação de um texto em parágrafos.
2. A pontuação:
2.1. Os sinais de pontuação como organizadores textuais.
2.2. A relação entre a pontuação e a sintaxe, a semântica e a prosódia. Pontuação, gramaticalidade e aceitabilidade: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) interfere na gramaticalidade ou aceitabilidade das frases. Pontuação e interpretação: observação de contextos em que a presença ou ausência de vírgula(s) tem reflexos na interpretação das frases. A importância da explicitação de conhecimentos gramaticais para um uso adequado da pontuação. Revisão das regras de uso da vírgula. Observação e análise de dados ilustrativos da sua aplicação.
Nota:
Foi solicitada às alunas a realização do primeiro exercício de avaliação, que consiste na produção de um texto expositivo sobre o seguinte tema: A importância de conhecimentos linguísticos explícitos para um uso adequado dos sinais de pontuação.
Através deste exercício, pretende-se avaliar: a aprendizagem/revisão de conteúdos sobre o uso dos sinais de pontuação, nomeadamente a vírgula; aspetos relacionados com a construção de unidades de sentido e com a segmentação do texto; a correção formal.