Unidade Curricular | Course Unit |
Produção do Português Escrito – Nível Avançado |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
812164 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
6 |
Ciclo de Estudos | Level |
Mestrado |
Semestre | Semester |
S2 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Anabela Gonçalves e Madalena Colaço |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
Objetivos: É objetivo desta unidade curricular desenvolver conhecimentos e competências que permitam aos estudantes utilizar de forma eficaz estratégias de monitorização e de autorregulação do seu processo de escrita, bem como adquirir hábitos de análise crítica da sua própria escrita e da de outros. No final, os estudantes deverão ser capazes de planear e redigir textos académicos; reconhecer e produzir diferentes tipos e géneros de texto académico; dominar estratégias de citação e referenciação, evitando situações de plágio. Conteúdos: 1. Formatação linguística de textos compositivos: pontuação e estrutura sintática; seleção e adequação lexical; variação linguística e registo de língua 2. O texto académico 2.1. Tipologia textual – propriedades prototípicas de diferentes tipos de texto académico (texto expositivo, texto argumentativo) 2.2. Géneros textuais – formas de organização da informação em diferentes géneros de textos académicos (resumo, recensão, dissertação, relatório) 3. Fontes e recursos. Citação e referenciação bibliográfica |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) um trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos (60%); (ii) 4 exercícios realizados em aula (30%); (iii) participação relevante nas aulas (10%). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Bassols, M. e A. Torrent. Modelos Textuales: Teoría y Prática. Barcelona: Eumo & Octaedro, 1996. Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura e A. Mendes, eds. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. Hamp-Lyons, L. e B. Heasley. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press. Mack, C. A. How to Write a Good Scientific Paper. Washington: SPIE, 2018. Peres, J. & T. Móia. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1995.
N.B.: No decorrer do semestre, será aconselhada bibliografia mais específica para os tópicos em estudo. |
Requisitos | Prerequisites |
Não aplicável |