Reflexão sobre problemas vários observados nos textos escritos pelos alunos

4 Março 2020, 08:00 Ana Lúcia Santos

1. Entrega dos textos escritos na última aula, anotados e comentados pela docente ( uma versão revista dos textos deve ser entregue no dia 11 de março).

2. Reflexão sobre uma seleção de vários problemas observados nos textos escritos pelos alunos. Os problemas inserem-se nos temas tratados anteriormente em aula, em particular: (i) problemas de pontuação, especialmente problemas em pontuação de orações relativas; (ii) problemas sintáticos em orações relativas (e.g. relativas cortadoras). Além disso, permitiram explicitar questões novas, a saber: (i) estrutura argumental do verbo "haver" e problemas de concordância associados; (ii) problemas de coesão temporal em sequências narrativas e em sequências descritivas; (iii) limitação aos contextos de uso de sintagmas nominais "bare"; (iv) relação entre escolha de artigo definido / indefinido e interpretação da oração relativa; (v) uso de conjuntivo em orações subordinadas adverbiais concessivas. Reflexão mais global sobre escolhas estilísticas nos textos dos alunos.

3. Leitura de um excerto de um texto e leitura integral de dois textos produzidos por alunos da turma e especialmente conseguidos. Comentário aos textos, procurando construir com os alunos a compreensão do valor estilístico de várias escolhas e, assim, a compreensão do que justifica o efeito que o texto causa no leitor.

4. Correção de um exercício de revisão de um texto de imprensa que apresenta vários problemas de escrita, particularmente em relativas.