Sumários
Correção de exercícios sobre pontuação
7 Novembro 2017, 08:00 • Ana Lúcia Santos
Correção de erros de pontuação. Justificação da correção de cada um desses erros. Observaram-se vários contextos de uso de vírgula, bem como contextos de uso de ponto e vírgula e dois pontos.
Géneros textuais (cntinuação) e discussão de um exercício de escrita
6 Novembro 2017, 14:00 • Nélia Alexandre
Tipos e géneros textuais (continuação)
- Géneros textuais
- Distinção entre 'tipos textuais' e 'géneros textuais'
Discussão sobre as áreas mais críticas da produção textual dos alunos no exercício de ‘planificação da escrita’:
Repetições (lexicais e de conectores); coloquialismos; coesão temporal; colocação de vírgulas (entre S-V e V-Obj e N-Rel. restritiva); regências verbais; concordâncias, etc.Texto descritivo
6 Novembro 2017, 12:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Texto descritivo:
Oficina de escrita: produção de um texto descritivo a partir de uma imagem previamente escolhida por cada aluno; planeamento parcialmente comum.
Entrega da correção da reescrita do texto narrativo.
Competências textuais
3 Novembro 2017, 14:00 • Rita Marquilhas
Ligação para os conteúdos da aula:
https://passimsite.wordpress.com/2017/11/07/12-a-aula-competencias-textuais/
Pontuação: ainda os contextos de uso da vírgula
3 Novembro 2017, 10:00 • Ana Lúcia Santos
Continuação do trabalho de sistematização de contextos de uso da vírgula:
- modificadores, incluindo orações adverbiais, em diferentes posições (antepostas, intercaladas e pospostas);
- estatuto dos modificadores (de frase, de predicado) e uso de vírgula quando o modificador se encontra em posição final (observação de casos de ambiguidade, em que a pontuação serve a desambiguação);
- uso de vírgula, de forma geral, em deslocações à esquerda e à direita e no caso de constituintes intercalados;
- uso de vírgula para isolar advérbios conectivos em posição intercalada (foi observado o comportamento de conectores de valor adversativo e conclusivo).
Sistematização da classificação tradicional das orações subordinadas (substantivas, adjetivas e adverbiais) e associação com regras de uso da vírgula.
Exercício de combinação de orações para formar um período complexo e extenso, com pontuação adequada (correção de trabalho de casa).