Apresentação

19 Setembro 2016, 10:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Conteúdos programáticos

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologia de textos e práticas textuais: narração, descrição, apresentação/explicação, argumentação.

Objetivos da disciplina

Esta unidade curricular tem como objetivos: 1. Introduzir os alunos na problemática da escrita.2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos

textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita. No final, os alunos deverão ser capazes de: 1. Identificar as propriedades da escrita. 2. Usar os procedimentos relevantes para a escrita controlada. 3. Reconhecer a estrutura e o registo linguístico adequados à escrita de textos de diferentes tipos. 4. Autoavaliar as suas produções escritas com o objetivo de as melhorar.

Metodologias de ensino  e avaliação

As aulas são teórico-práticas, privilegiando-se: (i) a exposição de conteúdos por parte do docente; (ii) a discussão de textos sobre os conteúdos programáticos; (iii) a escrita de textos e a reflexão sobre os problemas identificados nesses textos; (iv) a revisão de textos autênticos (incluindo as produções dos alunos).A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: 1 portefólio contendo 4 textos avaliados previamente pelo docente (50%), 1 teste escrito final (40%), realização de trabalhos práticos em aula 10%).