Aula introdutória
21 Setembro 2016, 14:00 • Helena Gorete Silva Moniz
Apresentação dos alunos, professor e programa da disciplina. Sumarização dos elementos de avaliação.
- Teste final da disciplina a 16-12-2016.
1.Nome da unidade curricular
Produção do Português Escrito
2.Ciclo de estudos
1º
3.Docente responsável e respetivas horas de contacto na unidade curricular
Helena Moniz (monizhelena3@gmail.com)
4.Coordenadora da licenciatura
Madalena Colaço
5.Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivos: 1. Introduzir os alunos na problemática da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita.
No final, os alunos deverão ser capazes de: 1. Identificar as propriedades da escrita. 2. Usar os procedimentos relevantes para a escrita controlada. 3. Reconhecer a estrutura e o registo linguístico adequados à escrita de textos de diferentes tipos. 4. Autoavaliar as suas produções escritas com o objetivo de as melhorar.
6.Conteúdos programáticos
1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologia de textos e práticas textuais: narração, descrição, apresentação/explicação, argumentação.
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Sendo objetivo central desta unidade curricular a produção de textos escritos, o primeiro conteúdo programático introduz os estudantes na problemática da escrita, permitindo-lhes reconhecer as propriedades específicas da mesma. O segundo conteúdo programático permite desenvolver o domínio das diferentes etapas na escrita de textos, com dois objetivos: criar hábitos de escrita controlada; desenvolver competências de autoavaliação e aperfeiçoamento dos textos escritos. É dada particular relevância à pontuação, à seleção e adequação lexical e à escolha das estruturas sintáticas adequadas ao texto escrito. No terceiro conteúdo programático, apresenta-se as propriedades macro e microestruturais de textos de diferentes tipos, o que permite que os alunos identifiquem a unidade ‘texto’ e reconheçam a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos textuais.
8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)
As aulas são teórico-práticas, privilegiando-se: (i) a exposição de conteúdos por parte do docente; (ii) a discussão de textos sobre os conteúdos programáticos; (iii) a escrita de textos e a reflexão sobre os problemas identificados nesses textos; (iv) a revisão de textos autênticos (incluindo as produções dos alunos).
A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação: 1 portefólio contendo 4 textos avaliados previamente pelo docente (50%), 1 teste escrito final (40%), realização de trabalhos práticos em aula (10%).
9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Dado que o objetivo principal desta unidade curricular consiste em melhorar capacidades de escrita, privilegia-se a produção de textos escritos. Desta forma, são fornecidas aos estudantes as ferramentas necessárias para identificar propriedades específicas da escrita e para produzir os seus próprios textos.
Os estudantes são treinados para selecionar e organizar a informação que lhes permite escrever textos coerentes e coesos de diferentes tipos. Dos vários textos produzidos, os estudantes escolhem quatro textos para incluir no portefólio. Tais textos são corrigidos previamente pelo docente, o que permite que os estudantes tomem consciência dos erros produzidos; uma segunda versão do texto é então preparada, tendo em conta as correções sugeridas pelo docente, no sentido de corrigir as falhas da primeira versão. Esta metodologia permite desenvolver no estudante a capacidade de autoavaliação, um dos objetivos centrais da unidade curricular.
O trabalho prático realizado em aula tem como objetivo principal ilustrar a importância de dominar (i) diferentes técnicas de escrita e (ii) as diferentes etapas do processo de escrita. O teste final avalia a capacidade de identificar e corrigir erros em produções escritas, bem como de conceber um texto; este último aspeto requer, obviamente, a capacidade de selecionar e organizar a informação, e de estruturar essa informação num texto coeso e coerente.
10.Bibliografia
Álvarez, A. I. 2005. Escribir en Español: La Creación del Texto Escrito; Composición y Uso de Modelos de Texto. Oviedo: Nobel & Ediuno.
Bassols, M. & A. Torrent. 1996. Modelos Textuales: Teoría y Prática. Barcelona: Eumo & Octaedro.
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Carter, R., A. Goddard, D. Reah, K. Sanger & M. Bowring 2001. Working with Texts. London / NY: Routledge.
Costa, A., S. Vasconcelos, V. Sousa 2010. Muitas Ideias, um Mar de Palavras. Lisboa: F. C. Gulbenkian.
Cunha, C. & L. Cintra 1984. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa.
Hamp-Lyons, L. & B. Heasley 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.
Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, J. e T. Móia 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
11.Tempo de atendimento de alunos
2 horas por semana em horário a combinar.