Sumários

Correção do exercício diagnóstico

24 Setembro 2019, 08:00 Nélia Alexandre

Comentário ao exercício diagnóstico, destacando principais áreas críticas detetadas:

- tipos de sujeitos e questões de referência e de concordância.

- pontuação


Registo e variação

23 Setembro 2019, 08:00 António Manuel dos Santos Avelar

Como variam os textos (orais e escritos).

Frau de formalidade e Registo.

Exercício: Identificação de marcas de Registo em textos escritos.


A noção de texto

20 Setembro 2019, 16:00 Anabela Proença Gonçalves

1. A noção de texto. A coesão e a coerência como parâmetros principais da textualidade. Verificação das propriedades de textualidade num texto escrito (identificação de problemas de escrita e de interferência da oralidade).

2. Escrita de um texto para diagnóstico dos principais problemas dos alunos.


Especificidades da escrita

20 Setembro 2019, 12:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

As especificidades da escrita:

(i) Características do processo que conduz a uma competência escrita: a escrita como o modo secundária da língua; a competência escrita como o resultado de um processo de aprendizagem formal.

(ii) O caráter regulamentável e menos dinâmico da escrita. As convenções ortográficas. Limitações de representação da oralidade através da grafia.

(iii) Planeamento e formalidade na escrita: variações no grau de planeamento e de formalidade em diferentes tipos de prática textual.


Especificidades da escrita

20 Setembro 2019, 10:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

As especificidades da escrita:

(i) Características do processo que conduz a uma competência escrita: a escrita como o modo secundária da língua; a competência escrita como o resultado de um processo de aprendizagem formal.

(ii) O caráter regulamentável e menos dinâmico da escrita. As convenções ortográficas. Limitações de representação da oralidade através da grafia.

(iii) Planeamento e formalidade na escrita: variações no grau de planeamento e de formalidade em diferentes tipos de prática textual.