Argumentação

28 Novembro 2018, 08:00 Ana Lúcia Santos

1. Entrega dos textos expositivos corrigidos.

2. Reflexão sobre alguns problemas de escrita observados nos textos e que constituem exemplo de problemas frequentes na escrita do português: questões de acentuação de palavras graves e esdrúxulas, acentuação de verbos derivados de "pôr", questões de morfologia flexional verbal com consequências para a ortografia, necessidade de paralelismo estrutural em enumerações, problemas de pontuação associados ao uso de         dois-pontos.

3. Observação de uma crónica de Rui Tavares, como segundo exemplo de texto argumentativo. Observação do texto como texto em que predomina a contra-argumentação e que se afasta do estilo académico que tinha sido identificado no texto anteriormente observado como modelo. Observação do recurso intencional a expressões coloquiais, à ironia e ao humor como estratégia de construção do texto e como suporte do movimento refutatório que o constrói. A partir da comparação entre este texto e o texto observado na última aula, construção da noção de que o conceito de tipo textual (ou a noção de protótipo) é insuficiente para dar conta da diversidade dos textos, introduzindo-se a noção de género.