Objetivos:

1. Levar os alunos a refletir sobre as propriedades da escrita.

2. Criar hábitos regulares de escrita controlada.

3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos e géneros textuais.

4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita e da produção escrita de outros (treinando competências de revisão de textos em vários tipos de publicações).

Conteúdos:

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita.

2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição.

3. Tipologias e géneros textuais.

4. Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).

Nota: Esta unidade curricular destina-se a alunos falantes nativos do português ou alunos estrangeiros com conhecimentos avançados nesta língua.

 

Avaliação:

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios:

                 - 1 exercício de escrita presencial (20%)

                  - 1 teste intermédio (25%)

                 - 1 teste escrito final (45%)

                 - participação relevante em aula (10%)

 

Bibliografia:

Bergström, M. & Neves Reis. (2011). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias.

Hamp-Lyons L. & B. Heasley. (2006). Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J. & T. Móia. (1995). Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura & A. Mendes, eds. (2013). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.