Apresentação dos alunos e da professora. Leitura comentada da unidade curricular. Calendarização dos elementos de avaliação.

25 Janeiro 2021, 14:00 Helena Gorete Silva Moniz

Apresentação dos alunos e da professora. Leitura comentada da unidade curricular. Calendarização dos elementos de avaliação.

Objetivos

1. Levar os alunos a refletir sobre as propriedades da escrita. 2. Criar hábitos regulares de escrita controlada. 3. Sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos e géneros textuais. 4. Formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita e da produção escrita de outros (treinando competências de revisão de textos em vários tipos de produção).


Conteúdos: 

1. Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita. 2. O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição. 3. Tipologias e géneros textuais. 4. Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).


Avaliação:

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios:
-- exercício escrito intermédio (incluindo um exercício de escrita de texto expositivo e exercícios centrados na identificação e explicitação de problemas de escrita) (35%) -- exercício escrito final (50%)

-- qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas (15%)

Caso a avaliação não possa ser feita presencialmente, algumas das componentes dos exercícios escritos podem ser substituídas por avaliação oral, em videoconferência.

Elements de avaliação:

1º teste: 22-03-2021

2º teste: 03-05-2021

As aulas de tutorias serão agendadas por email e sempre que os alunos pretenderem.


Bibliografia:

Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50a edição. Lisboa: Ed. Notícias.
Hamp-Lyons L., e B. Heasley. 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.

Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Peres, J., e T. Móia. 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura, e A. Mendes, eds. 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.