Programa
O curso tem quatro objetivos nucleares:
- levar os alunos a refletir sobre as propriedades da escrita;
- ajudar os alunos a criar hábitos regulares de escrita controlada;
- sensibilizar os alunos para a especificidade da unidade ‘texto’ e para a variação de formatos e estilos associados a diferentes tipos e géneros textuais;
- ajudar a formar escritores experientes, com competências de avaliação e aperfeiçoamento da sua produção escrita e da produção escrita de outros (treinando competências de revisão de textos em vários tipos de publicações).
Esses objetivos norteiam os conteúdos a estudar durante o semestre, que se concentram em torno de quatro grandes tópicos:
- Fatores envolvidos no desenvolvimento da escrita e especificidades da língua escrita.
- O processo da escrita: planeamento, composição, revisão, reescrita, edição.
- Tipologias e géneros textuais.
- Problemas comuns em textos escritos em português (léxico, sintaxe, pontuação, ortografia).
Os alunos serão avaliados a partir de três elementos:
- exercício escrito intermédio = 45% da classificação final;
- exercício escrito final = 50% da classificação final;
- participação em aula e outros trabalhos efetuados ao longo do semestre = 5% da classificação final.
Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias.
Hamp-Lyons L., e B. Heasley. 2006. Study Writing: A Course in Writing Skills for Academic Purposes. Cambridge /NY: CUP.
Mateus, M. H. M., A. M. Brito, I. Duarte, I. Hub Faria et al. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, J., e T. Móia. 1995. Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura, e A. Mendes, eds. 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.