Sumários

Apocalíptica Persa - O Zoroastrismo

28 Setembro 2021, 18:00 Ana Travassos Valdez


Aula Zoom dirigida pelo Prof. Doutor Vicente Dobroruka (UnB)

1.     Os antecendentes persas dos apocalipses bíblicos;

2.     Visualização em casa do filme Bird Box (Netflix) e discussão de temas persas presentes no filme na aula.

3.     Apresentação e discussão do filme Bird Box pela aluna Inês Tomás


Introdução aos conceitos da disciplina

21 Setembro 2021, 18:00 Ana Travassos Valdez


1.     Análise dos conceitos de “apocalipse”, “literatura apocalítica”, “apocalipticismo”, “escatologia apocalíptica”, “messianismo” e “Milénio”.

2. Discussão com os alunos sobre os conceitos com base na leitura de:

- Collins, John Joseph. The Apocalyptic Imagination: An Introduction to Jewish Apocalyptic Literature. 3rd ed, The Biblical Resource Series. Grand Rapids, Mich.: William B. Eerdmans, 1998, 1-52.

Flannery, Frances. "Dreams and Visions in Early Jewish and Early Christian Apocalypses and Apocalypticism." In The Oxford Handbook of Apocalyptic Literature, edited by John J. Collins. Oxford: Oxford University Press, 2014, 104-120.


Apresentação

14 Setembro 2021, 18:00 Ana Travassos Valdez

Apresentação do seminário e do programa. Marcação de datas de apresentação e entrega de trabalhos. Discussão da metodologia e da avaliação.

1-    Descrição

 

                 Este seminário analisa a história do pensamento escatológico e, em particular, das expressões e movimentos sociais de carácter apocalítico que lhe deram forma desde as origens do conceito no Mundo Antigo até às suas expressões mais contemporâneas. Pretende-se introduzir e discutir conceitos tais como “apocalipse”, “apocalipticismo”, “escatologia apocalíptica” e “anticristo”, entre outros. No final do curso, os alunos deverão ser capazes de responder às seguintes questões: o que é um apocalipse?, está o apocalipse prestes a acontecer?, porque é que a Humanidade tem uma relação de amor-ódio com esta ideia?, como é que a imaginação apocalíptica influenciou o desenvolvimento da sociedade Ocidental, e em particular, o último século?, e especialmente, como é que uma literatura de esperança se transformou numa justificação para a violência?

            Para atingir estes objectivos, oferecer-se-á uma abordagem teórica sobre a temática com base na leitura de fontes primárias, a par de uma análise de fontes modernas onde expectativas escatológicas desta natureza se apresentam, tais como, filmes, jornais, blogosfera e panfletos e que, aparentemente, podem suscitar sentimentos de apreensão e receio individuais e generalizados.

Alguns recursos bibliográficos e formulários podem ser encontrados na página de Moodle/E-Learning deste seminário. Será também através dessa plataforma que os trabalhos, fichas de leitura e trabalho final, deverão ser submetidos.

 

2-    Avaliação

 

Atendendo à natureza de este ser um seminário de 3º ciclo, a ênfase é colocada na discussão de fontes liderada pelos alunos com o objectivo de as apresentar, bem como as ideias principais do autor, além de suscitar pontos de discussão que envolvam todos os colegas. Consequentemente, a avaliação será contínua e terá em conta:

a.     A apresentação de fonte primária (20%);

b.     Capacidade de discussão da fonte (20%); 

c.     A entrega prévia todas as semanas de uma ficha de leitura sobre as características apocalípticas presentes na fonte a ser estudada em casa (20%); 

d.     No final do semestre, cada aluno deverá fazer um pequeno trabalho relacionando as expressões de carácter apocalíptico na fonte que comentou em aula com as características da literatura e movimentos de tipo apocalíptico e apresentá-lo em aula seguindo as metodologias aprendidas (20%);

e.     Submissão por escrito do mesmo trabalho até dia 05 de Dezembro de 2021 – máximo de 5 páginas, espaço e meio, Times New Roman 12, incluindo notas de rodapé e uma página extra de bibliografia – (20%).

 

Este seminário rege-se pelos manuais de estilo de Chicago e da Society of Biblical Studies.

 

 

 

3-    Fraude na realização de elementos de avaliação

 

1 — A fraude na realização de elementos de avaliação não é tolerável em meio universitário, implicando a sua prática a anulação automática do elemento de avaliação em causa, e o eventual procedimento disciplinar.

2 — Para os efeitos do presente regulamento, constitui fraude todo o tipo de práticas realizadas pelo estudante que resultem no falseamento do processo de avaliação, designadamente:

a) O plágio, consubstanciado em cópia, não assinalada como tal e/ou com omissão da fonte, por qualquer meio, de conteúdos de autoria de outrem, independentemente do suporte original (ex.: outro elemento de avaliação, obra bibliográfica, comunicação ou artigo, em papel ou formato digital);

b) A apresentação de elementos de avaliação de autoria de outrem, realizados por encomenda;

c) A consulta não autorizada de materiais ou a consulta e uso de qualquer aparelho eletrónico sem necessidade médica comprovada aquando da realização de elementos de avaliação presenciais;

d) A apresentação de trabalhos já avaliados em outras unidades curriculares.

3 — A prática de fraude determina a instauração do competente processo disciplinar, nos termos previstos no Regulamento disciplinar dos Estudantes da Universidade de Lisboa e do Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa.

 

In Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da

Universidade de Lisboa (RAE)

 

 

4-    Etiqueta

 

a.     Aulas Presenciais

 

Os seminários começam pontualmente às 18:10h, de modo que o instrutor agradece que não existam atrasos, já que uma entrada tardia na aula provoca a distração dos colegas além de interromper a aula. Recomenda-se que estejam na sala de aula alguns minutos antes para se poderem sentar e dispor os materiais necessários atempadamente.

O uso de telemóvel é estritamente proibido durante o seminário. O uso do computador e o acesso à internet são limitados ao conteúdo dos seminários. Como tal, se se verificar que o computador, o Tablet ou o telemóvel estão a ser utilizados para qualquer outra coisa, será solicitado o encerramento do mesmo. Na realidade, o instrutor sugere o uso do caderno e da caneta ou lápis como os modos mais seguros e eficazes de tomar notas.

Dada a extensão do seminário – 1:50h – é aceitável que o aluno traga consigo uma garrafa de água ou uma bebida dentro de recipiente fechado, não se permite, no entanto, comida.

 

 

b.    Aulas por Zoom

 

Os seminários começam pontualmente às 18h, pelo que deverá fazer o login na plataforma Zoom atempadamente para dar tempo ao instrutor lhe dar acesso. A sala de espera será aberta 10 minutos antes do início do seminário.

Sendo este um seminário de pós-graduação todos os alunos deverão ter a webcam ligada, até porque uma grande parte da nota final depende da participação activa na discussão, e os microfones desligados. O instrutor dará sempre autorização para falar após visualização de pedido para falar. Naturalmente, mais uma vez os telefones deverão estar desligados e o ruído de fundo deve estar reduzido ao mínimo. Pede-se que usem o computador apenas para participar no seminário e que o mesmo esteja em modo de “não incomodar”.

 

Por favor, lembre-se que os seminários são o seu local de trabalho e, como tal, aja e apresente-se em conformidade.

 

5-    Programa Detalhado por Sessão (pode sofrer alterações; bibliografia com * é de leitura obrigatória, embora TODA seja considerada essencial)

 

Seminário #1, 14/09/2021 

1.     Discussão do programa do seminário e introdução ao seu funcionamento;

 

Seminário #2, 21/09/2021 

1.     Análise dos conceitos de “apocalipse”, “literatura apocalítica”, “apocalipticismo”, “escatologia apocalíptica”, “messianismo” e “Milénio”.

 

Bibliografia:

¾   *Collins, John Joseph. The Apocalyptic Imagination: An Introduction to Jewish Apocalyptic Literature. 3rd ed, The Biblical Resource Series. Grand Rapids, Mich.: William B. Eerdmans, 1998, 1-52.

¾   Collins, John J., ed. Apocalypse: The Morphology of a Genre. Vol. 14, Semeia: Society of Biblical Literature, 1979.

¾   *Flannery, Frances. "Dreams and Visions in Early Jewish and Early Christian Apocalypses and Apocalypticism." In The Oxford Handbook of Apocalyptic Literature, edited by John J. Collins. Oxford: Oxford University Press, 2014, 104-120.

¾   *McAllister, Colin. The Cambridge Companion to Apocalyptic Literature.  Cambridge: Cambridge University Press, 2020, 1-18

 

 

Seminário #3, 28/09/2021 – Aula Zoom – Prof. Doutor Vicente Dobroruka (UnB)

1.     Os antecendentes persas dos apocalipses bíblicos;

2.     Visualização em casa do filme Bird Box (Netflix) e discussão de temas persas presentes no filme na aula.

Fontes:

¾   *Cereti, Carlo G. (ed.). The Zand i Wahman Yasn: a Zoroastrian Apocalypse. Roma: Istituto italiano per il Medio ed Estremo Oriente, 1995.

¾   *Vahman, Fereydun. Arda Wiraz Nāmag: the Iranian “Divina Commedia”. London / Atlantic Highlands: Curzon Press / Distributed in the U.S.A. by Humanities Press, 1986.

 

 

Bibliografia:

¾   *Agostini, Domenico e Thorpe, Samuel. The Bundahišn. The Zoroastrian Book of Creation. New York: Oxford University Press, 2020, ch. 31-32.

¾   Dobroruka, Vicente and Rezakhani, Khodadad. “Apocalyptic and Eschatology, Zoroastrian” in: Nicholson, Oliver (ed.). The Oxford Dictionary of Late Antiquity. Oxford: Oxford University Press, 2018. (2 vols.)

¾   Gignoux, Philippe. Le mage Kirdīr et ses quatre inscriptions. Paris: Comptes rendus des séances de l’Académie des Inscriptions et Belles-Lettres, 1989. Paris: Diffusion de Boccard, 1989.

¾   Hultgard, Anders. "Persian Apocalypticism." In The Continuum History of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn, John Joseph Collins and Stephen J. Stein. 30-63. New York: Continuum, 2003.

 

05/10/2021 – Feriado

 

Seminário #4, 12/10/2021

1.     Antigo Testamento: Daniel e a influência do zoroastrismo e do helenismo.

2.     Visualização em casa do filme Avatar (YouTube) e discussão na aula sobre o tema das expectativas humanas relativas ao mundo que virá.

Fontes:

¾   *Livro de Daniel

¾   *Hesiod. Hesiod. Edited by Glenn W. Most. 2 vols. Vol. 1, The Loeb Classical Library. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2006, lines 106-201.

Bibliografia:

¾   *Collins, John Joseph. Daniel, with an Introduction to Apocalyptic Literature, The Forms of the Old Testament Literature. Grand Rapids, Mich.: W.B. Eerdmans, 1984, 74-104.

¾   Newsom, Carol A. "The Rhetoric of Jewish Apocalyptic Literature." In The Oxford Handbook of Apocalyptic Literature, edited by John J. Collins. Oxford: Oxford University Press, 2014, 201-17.

 

Seminário #5, 19/10/2021 

¾ Literatura apocalíptica não canónica: 1 Enoch, 2 Baruch, The Sibylline Oracles, 4Q390, 11QMelchisedek

¾ Visualização do filme Noah (Netflix) e discussão dos temas apocalípticos presentes na narrativa e sua relação com as fontes primárias.

Fontes:

¾   *1 Enoch 1-36, 83-90 in Nickelsburg, George W. E. 1 Enoch 1. Minneapolis: Fortress Press, 2001.

Bibliografia:

¾     Charlesworth, James H., ed. The Old Testament Pseudepigrapha. Apocalyptic Literature & Testaments. 2 vols. New York: Doubleday, 1983.

¾     García Martínez, Florentino, and Eibert J. C.  Tigchelaar. The Dead Sea Scrolls: Study Edition. 2 vols. Grand Rapids/Cambridge: Brill/Eerdmans, 1997.

¾     *Nickelsburg, George W. E. 1 Enoch 1. Minneapolis: Fortress Press, 2001, 1-14.

¾     VanderKam, James C. “Messianism and Apocalypticism.” In The Enclyclopedia of Apocalypticism. Vol. 1. New York/London: Continuum, 2000.

 

Seminário #6, 26/10/2021

1.     Novo Testamento: Apocalipse & Paulo

2.     Visualização em casa do filme The Day After Tomorrow (Amazon) para discutir em aulas sobre como a imagética bíblica foi incorporada num filme onde se discutem os piores cenários associados ao tema do aquecimento global.

Fontes:

¾     *Livro d’O Apocalipse

¾     *1 Cor 15:20-28

Bibliografia:

¾   *Aune, David Edward. Apocalypticism, Prophecy and Magic in Early Christianity: Collected Essays, Wissenschaftliche Untersuchungen Zum Neuen Testament. Tübingen: Mohr Siebeck, 2006, 39-65.

¾   Boer, M. C. de. "Paul and the Apocalyptic Eschatology." In The Continuum History of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn, John Joseph Collins and Stephen J. Stein. 166-94. New York: Continuum, 2003.

¾   *Yarbro Collins, Adela. Cosmology and Eschatology in Jewish and Christian Apocalypticism, Supplements to the Journal for the Study of Judaism. Leiden; New York: E.J. Brill, 1996, 21-54.

 

Seminário #7, 02/11/2021

1.     Expectativas apocalípticas, messiânicas e milenares: o imperium, a Igreja e o Anticristo

2.     Visualização em casa do filme Quo Vadis para discutir as temáticas relevantes para o estudo do topos “anticristo”.

Bibliografia:

¾   *Almond, Philip C. The Antichrist : A New Biography. Cambridge, United Kingdom ; New York, NY: Cambridge University Press, 2020, 7-40.

¾   Aune, David Edward. Apocalypticism, Prophecy and Magic in Early Christianity: Collected Essays, Wissenschaftliche Untersuchungen Zum Neuen Testament. Tübingen: Mohr Siebeck, 2006, 280-299.

¾   Daley, Brian E., S.J. "Apocalypticism in Early Christian Theology." In The Continuum History of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn. 221-53. New York/London: Continuum, 2003.

¾   *McGinn, Bernard. Antichrist: Two Thousand Years of the Human Fascination with Evil. 1st ed.  San Francisco, CA: HarperSanFrancisco, 1994, 57-78.

 

Seminário #8, 09/11/2021

1.       Renascimento ocidental do pensamento apocalíptico e profético: Joaquim de Fiore, Reforma Gregoriana e Anticristos.

2.       Visionação em casa do filme O Nome da Rosa (Amazon) e discussão em aula dos temas apocalípticos medievais descritos no filme.

Bibliografia:

¾   Arnold, Benjamin. "Eschatological Imagination and the Program of Imperial and Ecclesiastical Renewal at the End of the Tenth Century." In The Apocalyptic Year 1000: Religious Expectation and Social Change, 950-1050, edited by Richard Allen Landes, Andrew Colin Gow and David C. Van Meter. 271-88. Oxford; New York: Oxford University Press, 2003.

¾   Eco, Umberto. "Waiting for the Millennium." In The Apocalyptic Year 1000: Religious Expectation and Social Change, 950-1050, edited by Richard Allen Landes, Andrew Colin Gow and David C. Van Meter. 121-35. Oxford; New York: Oxford University Press, 2003.

¾   McGinn, Bernard. Antichrist: Two Thousand Years of the Human Fascination with Evil. 1st ed. San Francisco, CA: HarperSanFrancisco, 1994, 200-230.

¾   Potestà, Gian Luca. "Radical Apocalyptic Movements in the Late Middle Ages." In The Encyclopedia of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn, John Joseph Collins and Stephen J. Stein. 110-42. New York: Continuum, 1998.

¾   *Prosperi, Adriano. "América Y Apocalipsis." Teología y vida 44, no. 2-3 (2003): 196-208.

¾   *Whalen, Brett Edward. "Joachim of Fiore and the Apocalyptic Revival of the Twelfth Century." In The Cambridge Companion to Apocalyptic Literature, edited by Colin McAllister, 190-211. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

 

Seminário #9, 16/11/2021

1.     Como definir um “Império”: do imperium romano aos Impérios de Cristo Ibéricos

2.     Visualização em casa do filme Elizabeth: The Golden Age (Amazon) para discussão da evolução do conceito de imperium no período moderno e a influência do conceito na expansão imperial europeia da época.

Fontes:

¾     *Vieira, António, Arnaldo do Espírito Santo, and Maria Cristina Pimentel. Sermões Ii. Ed. crítica. ed. Vol. 2, Lisboa: Centro de Estudos de Filosofia : Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008, pp. 419-464.

¾     Kagan, Richard L. Lucrecia's Dreams: Politics and Prophecy in Sixteenth-Century Spain. Berkeley: University of California Press, 1990, TBA.

Bibliografia:

¾   Elliott, John Huxtable. Imperial Spain, 1469-1716. New York: St. Martin's Press, 1964,164-181.

¾   McGinn, Bernard. "Apocalypticism and Church Reform, 1100-1500." In The Continuum History of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn, John Joseph Collins and Stephen J. Stein. 273-98. New York: Continuum, 2003.

¾   *Muldoon, James. Empire and Order: The Concept of Empire, 800-1800, Studies in Modern History. New York: St. Martin's Press, 1999.

 

Seminário #10, 23/11/2021

1.     Colombo e a descoberta das Américas: as expectativas apocalípticas, milenares e messiânicas e as descobertas da Idade Moderna.

2.     Visualização em casa do filme Apocalypto (Amazon) e discussão do tema da presença europeia nas Américas e o que isso significa em termos de aproximação ao fim dos tempos.

Fontes:

¾   *Columbus, Christopher, and Roberto Rusconi. The Book of Prophecies Edited by Christopher Columbus, Repertorium Columbianum. Berkeley: University of California Press, 1997, (TBA).

Bibliografia:

¾   *Graziano, Frank. The Millennial New World. New York: Oxford University Press, 1999, 132-171.

¾   Milhou, Alain. "Apocalypticism in Central and South American Colonialism." In The Continuum History of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn, John Joseph Collins and Stephen J. Stein. 417-40. New York: Continuum, 2003.

¾   *Pagden, Anthony. Lords of All the World: Ideologies of Empire in Spain, Britain and France C. 1500-C. 1850. New Haven, CT: Yale University Press, 1995, 29-62.

 

Seminário #11, 30/11/2021

1.     Anticristos Contemporâneos, o Ocidente e o Oriente em guerra

2.     Vizualização do filme Argo (Netflix) e discussão sobre o as relações diplomáticas entre os EUA e o Médio Oriente

Bibliografia:

¾   Amanat, Abbas. "Apocalyptic Anxieties and Millennial Hopes in the Salvation Religions of the Middle East." In Imagining the End: Visions of Apocalypse from the Ancient Middle East to Modern America, edited by Abbas Amanat and Magnus Thorkell Bernhardsson. 1-20. London; New York: I. B. Tauris, 2002.

¾   Boyer, Paul. "The Growth of Fundamentalist Apocalyptic in the United States." In The Continuum History of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn, John Joseph Collins and Stephen J. Stein. 516-44. New York: Continuum, 2003.

¾   *Boyer, Paul S. When Time Shall Be No More: Prophecy Belief in Modern American Culture. Studies in Cultural History.  Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1992, 115-151.

¾   *diTommaso, Lorenzo. "Apocalypticism in the Contemporary World." In The Cambridge Companion to Apocalyptic Literature, edited by Colin McAllister, 316-44. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

 

Seminário #12, 07/12/2021

 

1.     As expectativas escatológicas e o presente

2.     Visualização em casa do filme Greenland (Amazon) e discussão sobre o que representa o fim dos tempos no presente.

Bibliografia:

¾   Amanat, Abbas. "The Resurgence of Apocalyptic in Modern Islam." In The Continuum History of Apocalypticism, edited by Bernard McGinn, John Joseph Collins and Stephen J. Stein. 582-606. New York: Continuum, 2003.

¾   *Flannery, Frances. Understanding Apocalyptic Terrorism: Countering the Radical Mindset. Political Violence. Abingdon, Oxon ; New York, NY: Routledge, 2016, 1-13;57-83.

¾   Green, William Scott. "The "What" and "Why" of Religious Tolerance: Some Questions to Consider." In Religious Tolerance in World Religions, edited by Jacob Neusner and Bruce Chilton. 3-13. West Conshohocken, Pa.: Templeton Foundation Press, 2008.

¾   Kaplan, Jeffrey. Apocalypse, Revolution and Terrorism : From the Sicari to the American Revolt against the Modern World. Political Violence. London ; New York: Routledge, Taylor & Francis Group, 2019, 9-44.

¾   *Keller, Catherine. Facing Apocalypse: Climate, Democracy, and Other Last Chances. Maryknoll, NY: Orbis Books, 2021, 1-34.

 

Seminário #13, 14/12/2021

1.     Apresentação e discussão de trabalhos.