Sumários
29 Setembro 2025, 09:30
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Conclusão do trabalho da aula anterior.
Identificação do ponto de vista adoptado em "Sou negra, mas bela", de Frederico Lourenço: a escolha e exposição de argumentos; a assunção de uma posição crítica; modos de enunciar a discordância e de afirmar o desejo de paz.
24 Setembro 2025, 09:30
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Retoma do trabalho da aula anterior: a reflexão sobre "Poesia" em O dicionário do menino Andersen.
"A década certa: linguagem exacta" (in O torcicologologista, de Gonçalo M. Tavares): riscos de uma "utopia"; "Língua" e "Matemática".
O valor de um diminutivo: comentário de "Sexta-feira negra santa" de Ricardo Araújo Pereira.
22 Setembro 2025, 09:30
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Elementos para a história da retórica. Os casos de Aristóteles e
Quintiliano. A tradição retórica de argumentação "in utramque partem".
Comentário de textos de Gonçalo M. Tavares (O dicionário do menino Andersen): a opção pelo incomum; processos de construção discursiva; o efeito de estranhamento.
17 Setembro 2025, 09:30
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Exploração de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, "Paráfrase".
A organização do texto e o efeito de sobriedade.
O jogo com expectativas: "Paráfrase" - significados da palavra.
A citação e a pseudo-citação. Processos de intensificação. Relações intertextuais.
Constância e diferença: o salto metafórico.
O poema de Sophia como desafio de leitura.
15 Setembro 2025, 09:30
•
Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Apresentação.
Informações gerais: o programa, a bibliografia e a calendarização
do trabalho a realizar nas aulas; o acesso à plataforma Moodle.
O
processo de avaliação: critérios; datas dos exercícios escritos
presenciais (1 de Outubro, 20 de Outubro, 17 de Novembro, 3 de Dezembro e
17 de Dezembro).
Prática de redacção e argumentação, prática de comunicação. A língua como sistema. O valor de códigos e convenções.