Sumários

O uso da pontuação.

10 Fevereiro 2021, 15:30 Fernando José Branco Pinto do Amaral

Uso dos principais sinais de pontuação.


Semana 3, aula 6

10 Fevereiro 2021, 12:30 Hélio Alves

Ainda os pronomes pessoais. As contracções nas formas do complemento. As modalidades em l e em n. A mesóclise. Exercícios.
Correcção, elegância e eufonia: distinções.
Confusões comuns entre as formas pronominais nos , mos (contracção) e a desinência mos dos verbos na 1.ª pessoa do plural.


Elaboração de um texto de apresentação de uma obra pictórica.

9 Fevereiro 2021, 17:00 Annabela Rita

Elaboração de um texto de apresentação de uma obra pictórica (os Painéis de S. Vicente de Fora, atribuídos a Nuno Gonçalves). as diferentes etapas do processo, da definição do contexto e da estratégia ao texto.

Como habitualmente, toda a documentação complementar foi enviada aos alunos por e-mail.


Elaboração de um texto de apresentação de uma obra pictórica.

9 Fevereiro 2021, 15:30 Annabela Rita

Elaboração de um texto de apresentação de uma obra pictórica (os Painéis de S. Vicente de Fora, atribuídos a Nuno Gonçalves). as diferentes etapas do processo, da definição do contexto e da estratégia ao texto.

Como habitualmente, toda a documentação complementar foi enviada aos alunos por e-mail.


O argumento

9 Fevereiro 2021, 09:30 Ângela Correia

Apresentação da causa que servirá para exemplificar e exercitar diversos aspetos dos discursos argumentativos: as duas partes e respetivos interesses; os terceiros que as partes pretendem influenciar e os sentidos desta influência; objetivos de persuasão de cada uma das partes. Análise de um pequeno discurso de uma das partes, tendo em consideração o discurso e o objetivo geral da parte. Apresentação de um artigo do jornal Expresso sobre a problemática, com diversas partes já marcadas a cor diferente. Após a leitura total, os estudantes foram convidados a transformar a informação em argumentos para cada uma das partes. O texto dos argumentos foi debatido e melhorado, tanto do ponto de vista da redação quanto do ponto de vista argumentativo.