Unidade Curricular | Course Unit
Prática de Redacção e Argumentação |
Código da Unidade Curricular | Course ID
COR1.99291 |
ECTS | Credits
6 ECTS |
Ciclo de Estudos | Level
1º |
Semestre | Semester
1º |
Docente(s) | Instructor(s)
Margarida Braga Neves |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
1. Análise e produção de textos de diversos modos e géneros; 2. Prática de auto-avaliação segundo critérios específicos: macro-avaliação (da ordem ou dispositio); micro-avaliação, nomeadamente: da sintaxe e da pontuação; da ortografia; da diversidade, precisão e imaginação verbais; do mérito estético e do saber cultural. |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
a) 1 exercício escrito presencial: 40 %; b) 2 trabalhos feitos na aula, em três etapas: - redacção; - revisão, pela professora; - redacção final: 50% c) Participação oral construtiva, relevante e oportuna: 10%. |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Azarustre, Antonio, e Casas, Juan (2015). Manual de Retórica Española. Barcelona: Ariel Letras. Carvalho, Mário de (2014). Quem Disser o Contrário É porque Tem Razão: Letras sem Tretas. Porto: Porto Editora. Cunha, Celso, e Cintra, Lindley (2002). Nova Gramática do Português Contemporâneo, 17ª ed. Lisboa: Edições Sá da Costa. Tordo, João (2020). Manual de Sobrevivência de um Escritor ou o Pouco que Sei sobre Aquilo que Faço. Lisboa: Companhia das Letras. Varga, Áron Kibédi (2002). Rhétorique et Littérature. Paris: Klincksieck. |