Unidade Curricular | Course Unit

Prática de Redacção e Argumentação

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

COR1.99291

 

ECTS | Credits

6 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

 

Semestre | Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Margarida Braga Neves

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

1.       Análise e produção de textos de diversos modos e géneros;

2.       Prática de auto-avaliação segundo critérios específicos: macro-avaliação (da ordem ou dispositio); micro-avaliação, nomeadamente: da sintaxe e da pontuação; da ortografia; da diversidade, precisão e imaginação verbais; do mérito estético e do saber cultural.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

a)       1  exercício escrito presencial: 40 %;

b)      2 trabalhos feitos na aula, em três etapas:

-          redacção;

-          revisão, pela professora;

-          redacção final: 50%

c)       Participação oral construtiva, relevante e oportuna: 10%.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Azarustre, Antonio, e Casas, Juan (2015). Manual de Retórica Española. Barcelona: Ariel Letras.

Carvalho, Mário de (2014). Quem Disser o Contrário É porque Tem Razão: Letras sem Tretas. Porto: Porto Editora.

Cunha, Celso, e Cintra, Lindley (2002). Nova Gramática do Português Contemporâneo, 17ª ed. Lisboa: Edições Sá da Costa.

Tordo, João (2020). Manual de Sobrevivência de um Escritor ou o Pouco que Sei sobre Aquilo que Faço. Lisboa: Companhia das Letras.

Varga, Áron Kibédi (2002). Rhétorique et Littérature. Paris: Klincksieck.