Programa
A Unidade Curricular
pressupõe o contacto com uma variedade de problemas relacionados com a redacção
de textos e a produção de argumentos. O trabalho em aula implica uma forte
componente prática, cujo principal objectivo é melhorar o desempenho dos alunos
nessas actividades em específico e noutras conexas, e pretende tornar
reconhecíveis os factores que determinam a eficácia de tais actividades,
ampliar as opções lexicais, as estratégias enunciativas e os recursos retóricos
ao dispor de cada um e estimular a exigência e a autocrítica no que concerne à
produção de discurso.
Avaliação
A avaliação é contínua e
contempla 2 testes presenciais, de igual ponderação (30% cada), a participação
num debate (30%) e a participação nas discussões, análises e exercícios
realizados em aula (10%).
Bibliografia
Cunha, Celso e Lindley Cintra (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa.
Fish, Stanley (2012). How to write a Sentence and how to read one. Harper Collins.
Graff, Gerald e Cathy Birkenstein (2014). They Say I Say: the moves that matter in Academic writing (3rd ed.). New York: W. W. Norton & Company.
Lausberg, Heinrich (1982). Elementos de Retórica Literária. Tradução, prefácio e aditamentos de R. M. Rosado Fernandes (3.ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Tavares, Sandra D. e Sara A. Leite (2011). Quem tem medo da Língua Portuguesa – exercícios para pôr à prova os seus conhecimentos de Português. Lisboa: Verbo.
Weston, Anthony (2005). A Arte de Argumentar. Tradução de Desidério Murcho (2ª ed.). Lisboa: Gradiva.