Sumários

O vale do Zambeze: encontros e confrontos na construção de um espaço social.

11 Abril 2019, 18:00 Maria Eugénia Rodrigues

O vale do Zambeze: encontros e confrontos na construção de um espaço social.
Comércio, conquistas e dominação portuguesa: construções e representações da África Oriental.
Dinâmincas de género na história do vale do Zambeze: perspectivas historiográficas e investigações em curso.

Discussão dos textos:

Rodrigues, Eugénia, “Women, land, and power in the Zambezi valley of the eighteenth century”, African Economic History, nº 43, 2015, pp. 19-56.
Rodrigues, Eugénia, “Rainhas, princesas e donas: formas de poder político das mulheres na África Oriental nos séculos XVI a XVIII”, Cadernos Pagu (UNICAMP, Campinas), n. 49, 2017


O vale do Zambeze: encontros e confrontos na construção de um espaço social.

4 Abril 2019, 18:00 Maria Eugénia Rodrigues

O vale do Zambeze: encontros e confrontos na construção de um espaço social. As sociedades africanas e o mundo do Índico.


Apresentação

31 Janeiro 2019, 18:00 Maria Eugénia Rodrigues

Apresentação do programa da UC, dos professores e dos alunos.

Programa

1.Nome da unidade curricular

Problemáticas Regionais na História de África

 

2.Ciclo de estudos

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Maria Eugénia Alves Rodrigues — 14 TP + 7 O

 

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

Peter Mark — 14 TP + 7 O

 

 

 

5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O seminário valoriza a opção metodológica de definir o objecto de estudo a partir de uma conceptualização espacial que o situa na escala necessária para uma compreensão adequada do processo histórico. O foco analítico é a construção de três grandes regiões: o Noroeste Africano (no sentido restrito de África Ocidental), a África Central e a África Oriental, a partir das dinâmicas criadas pelas suas sub-regiões: Grande Senegâmbia, Angola e vale do Zambeze, que de modo estreito se relacionaram e também se definiram na relação com o Mundo Atlântico, nos dois primeiros casos, e com o Mundo do Índico, no último. Pretende-se também mostrar que a compreensão destas sub-regiões só é possível em articulação com as suas representações históricas e historiográficas. Os estudantes deverão ser capazes de fazer uso desta abordagem, compreendendo as circunstâncias da diferenciação e as conexões daquelas unidades espaciais, bem como identificar as condições que conduziram à desagregação desses espaços.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

The seminar intends to follow the methodological path of defining the object of study within a spatial framework, using the appropriate measure of an accurate understanding of historical processes. The main focus is the historical construction of three major regions, Western, Central and East Africa, considering as a starting point the dynamics created by their sub-regions: Greater Senegambia, Angola and the Zambezi Valley which were defined in relation to the Atlantic World, in the first two cases, and the Indian Ocean World, in the latter. The articulation between the making of these spatial units and their historical and historiographical representations is also a goal of the seminar. Students should be able to use this approach to understand both the conditions under which those spatial units differentiated themselves as well as its connections; they should also be able to identify the new conditions that eventually led to the disaggregation of those spaces.

 

6.Conteúdos programáticos

CP1. A Grande Senegâmbia no contexto do Noroeste Africano. a) discussão dos conceitos; b) complementaridade e transição na organização dos espaços oeste-africanos; c) a construção do Mundo Atlântico e a integração das presenças portuguesas e luso-africanas; d) transformações na cultura material; e) colonização europeia e novas fronteiras.

CP2. África central, continuidade e mudança num espaço cultural em construção. a) ecologia e economia, visões do mundo, circulação de saberes; b) conquista e tráfico de escravos: dinâmicas do poder político, respostas africanas, reconfigurações identitárias; d) construção do espaço colonial e novas formas de organização do trabalho.

CP3. O vale do Zambeze: encontros e confrontos na construção de um espaço social. a) as sociedades africanas e o mundo do Índico; b) comércio, conquistas e dominação portuguesa: construções e representações da África Oriental; c) capitalismo e colonialismo na reconfiguração de territórios e identidades.

 

6.Syllabus

PC1. Greater Senegambia in the context of Western and Northwest Africa: a) discussion of concepts; b) complementarity and transition in the organization of West African spaces; c) the making of the Atlantic World and the integration of Portuguese and Luso-African presence; d) changes in material culture; e) European colonization and new frontiers.

PC2. Central Africa, continuity and change in a cultural space under construction. a) ecology and economy, worldviews, knowledge circulation; b) conquest and the slave trade: dynamics of political power, African responses, identity reconfigurations; d) construction of colonial space and new forms of work organization.
PC3. The Zambezi Valley: encounters and confrontations in the construction of a social space. a) African societies and the Indian Ocean world; b) trade, conquest and Portuguese dominance: making and imagining East Africa; c) capitalism and colonialism in the reconfiguration of territories and identities.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

A opção metodológica do seminário está presente em todos os temas do programa. A conceptualização espacial é a chave para entender o processo histórico da Senegâmbia, Angola e vale do Zambeze como sub-regiões do Noroeste Africano, da África Central e da África Oriental. Todos os conteúdos programáticos se centram nos conceitos espaciais e seu poder explicativo, estabelecendo a relação com as representações históricas e historiográficas dos espaços. O processo de construção do espaço, as conexões espaciais e a desagregação do espaço são amplamente debatidos.

 

7.Demonstration of the syllabus’ coherence with the curricular unit's objectives

The seminar’s methodological approach is followed in each theme of the syllabus. The spatial framework is the key to understanding the historical processes of Senegambia, Angola and Zambezi valley as sub-regions of Western, Central and East Africa. The entire syllabus focuses on spatial concepts and their explanatory power, establishing the relationship with the historical and historiographical representations of space. The process of space building, spatial connections and spatial disaggregation is fully discussed.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

A metodologia de ensino privilegia a discussão da literatura e das fontes que pressupõe uma participação contínua dos estudantes. A avaliação assenta numa componente principal: AV1., a elaboração de um trabalho de investigação baseado em fontes ou de um ensaio bibliográfico crítico sobre um tema da especialidade. A classificação final é ponderada pelo empenhamento e qualidade na apresentação e discussão de leituras seleccionadas no decorrer das sessões, AV2.

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

The teaching methodology focuses on the discussion of literature and primary sources which requires a continuous participation of the students. The assessment (A) is based on a key component: A1., preparation of a research paper based on primary sources or a bibliographic essay on a specific topic. The final grade is weighted by the commitment and quality of the presentation and discussion of selected readings during the sessions, A2.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Tanto este modelo de aulas, com pouca discussão magistral, como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber adquirido em detrimento do saber transmitido. As metodologias de ensino permitem que os estudantes, por um lado, interiorizem a perspectiva da história regional, ganhando preparação metodológica através do estudo da génese e das transformações de três regiões africanas a partir da literatura e das fontes e, por outro, saibam aplicar essa perspectiva à história de outras regiões africanas. Deste modo, se obtém uma plena convergência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

Both the model of sessions, with little magisterial lecture, and the evaluation system converge to an educational strategy that focuses on knowledge actively acquired at the expense of knowledge passively transmitted. The study of the making and transformation of three African regions, in discussing the literature and reading the primary sources, develops the students’ methodological background. These methodologies allow students, on the one hand, to internalize a regional historical approach, and, on the other hand, to apply this approach to the history of other African regions.  Compliance is ensured by the work with materials in a seminar environment. Thus, there is a complete convergence between LO and A.

 

10.Bibliografia

BARRY, B., Senegâmbia: O Desafio da História Regional, Amsterdão, SEPHIS/Rio de Janeiro, CEAA, 2000.

BROOKS, G. E., Landlords and Strangers. Ecology, Society and Trade in Western Africa, 1000-1630, Boulder, Westview Press, 1993.

HEYWOOD, L. M. e THORNTON, J. K., Central Africans, Atlantic Creoles, and the Foundation of the Americas, 1585-1660, Cambridge, Cambridge University Press, 2007.

MARK, P., Portuguese’ style and luso-african identity: precolonial Senegambia, sixteenth-nineteenth centuries, Bloomington, Indiana University Press, 2002.

MARQUES, A. H. O. e SERRÃO, J. (dir), Nova História da Expansão Portuguesa, vols. IX e X, Lisboa, Estampa, 1998. 

MILLER, J. C., Way of Death. Merchant Capitalism and the Angolan Slave Trade 1730-1830, Londres, James Currey Ltd., 1988.

NEWITT, M., A history of Mozambique, Londres, Hurst & Company, 1995.

RODRIGUES, E., Portugueses e Africanos nos Rios de Sena. Os Prazos da Coroa em Moçambique nos Séculos XVII e XVIII, Lisboa, IN-CM, 2013.

 

11.Tempo de atendimento de alunos / Office hours

A indicar no início do ano lectivo/ To be scheduled at the beginning of school year.