Sumários
I. A revolução do século VIII: génese, expansão e diversificação das estruturas urbanas no Egeu. Entre ‘Homero’ e Teógnis de Mégara: como a poesia se torna história.
7 Outubro 2015, 14:00 • Rodrigo Furtado
I. O que vê um Grego do final do século VIII quando olha para o passado?
- O mito das cinco idades de Hesíodo: a importância da herança oriental.
- A introdução de uma idade de heróis: significado.
- O culto dos heróis no século VIII: oferendas; templos.
I. A emergência do factor político em Homero: coisas “estranhas” na sociedade descrita por Homero.
1. Uma sociedade de muitos reis: fragilidade e colectividade.
2. A emergência do factor colectivo: o papel das assembleias nos poemas homéricos.
3. Hesíodo e a fábula do gavião e do rouxinol.
II. Observar mapas (ver abaixo).
III. A poesia bélica de Calino e Tirteu.
1. A importância do combate colectivo: dirigir a hostilidade para o exterior.
2. A revolução hoplítica: o vaso Chigi.
IV. O mundo de Teógnis: os bons e os maus.
O mundo de Ulisses: a questão homérica e a historicidade dos Poemas Homéricos.
5 Outubro 2015, 14:00 • Rodrigo Furtado
I. A guerra de Tróia existiu?
1 O rapto de Helena e a destruição de Tróia depois de dez anos: olhar para o mapa. O que pode ter acontecido?
- A tradição oral e a história: o exemplo do Kosovo.
- Wilusa e os Hititas: referências a Tróia?
II. Escavar Tróia: Heinrich Schliemann, Carl Blegen, Manfred Korfmann. A estratigrafia.
1. Tróia II.
2. Tróia VIh.
3. Tróia VIIa.
III. As coincidências/semelhanças entre ‘Homero’
1. e a época micénica.
1.1 As coincidências materiais: as muralhas; os palácios; as cidades; o elmo de dentes de javali (Il. 10); utilização do bronze.
1.2 As coincidências culturais: os nomes dos deuses; (w)anax; a preponderância de Micenas.
2. e a época obscura
2.1 a ausência de túmulos em abóbada e de inumações; a ausência de escrita.
IV. As diferenças entre Homero.
1. e a época micénica: existência (H)/não existência de templos (EM); incineração (H)/inumações em túmulos (EM); não compreensão da utilização dos carros de combate (H); palácios sem (H)/com enorme burocracia (EM); escudos redondos (H)/escudos em 8 (EM).
2. e a época obscura: grandes palácios (H)/empobrecimento da civilização material (EO); importantes centros urbanos (H)/atrofia dos centros urbanos (EO); múltiplas referências ao exterior (H)/cessam relações com exterior (EO).
V. As teses de Manfred Korfamnn acerca do local de Tróia.
1. A tese da guerra de Tróia por motivos económicos e estratégicos – o domínio das rotas e dos Dardanelos.
2 A indiferença acerca da historicidade da guerra de Tróia e da existência da própria Tróia. Hisarlik como local não necessário/não provável da Tróia homérica.
«Micenas rica em ouro» – a sociedade do Bronze: memória e arqueologia. Povoados e palácios micénicos. A queda dos palácios e a época obscura.
30 Setembro 2015, 14:00 • Rodrigo Furtado
I. O Mediterrâneo: o mar no centro da Terra
1. Oriente vs. Ocidente
2. Norte vs. Sul
II. Um mundo na periferia: o Egeu.
III. Por onde começar: quando há Gregos na Grécia?
1 Os Minóicos eram Gregos? Uma uexata quaestio e uma incapacidade.
2 Descobrir os heróis: as escavações de Heinrich Schliemann.
3 Os primeiros Gregos da história: a palma micénica. Umas garatujas chamadas Linear B.
IV. O mundo micénico (séc. XVI-XII): memória(s) e arqueologia.
1. O esplendor do mundo dos mortos: enterramentos e objectos (s. XVII-XVI). O túmulo de Atreu (s. XIV).
- O mundo micénico centrado em cidades: o mundo urbano: os palácios micénicos e as muralhas ciclópicas.
3. A escrita: Linear B; M. Ventris e a ‘descodificação’; desilusões e potencialidades interpretativas.
- Os contactos com o exterior.
V. A derrocada dos palácios: rever os dados, matizar interpretações, discutir teses.
1. Os séculos XII-XI – uma caracterização global.
2. O que aconteceu? Teses militares, sociais e económicas.
VI. A época obscura (séc. XI-IX)
- Características gerais do povoamento.
Apresentação. Programa, bibliografia e avaliação. Orientações para os trabalhos
21 Setembro 2015, 14:00 • Rodrigo Furtado
Apresentação.
Programa, bibliografia e avaliação. Orientações para os trabalhos
Avaliação:
Três curtos ensaios (temas a determinar ao longo do semestre):
a) Irão ser propostos seis ensaios. Os alunos escolhem fazer dois dos cinco primeiros ensaios propostos. Podem fazer os cinco e contam as duas melhores notas. O sexto ensaio é obrigatório.
b) 1500 palavras cada um (cerca de 3 páginas, escritas em Times New Roman, 11, single space).
c) Entregar em Word, para o mail: rodrigo.furtado@campus.ul.pt.
d) Datas de entrega: ver abaixo
+
Teste final
OU
1 Trabalho curto de Investigação
a) Tema: ‘Por que razão caiu a tirania em Atenas?’
b) 4000 palavras (cerca de 8-9 páginas, escritas em Times New Roman, 11, single space).
c) Entregar em Word, para o mail: rodrigo.furtado@campus.ul.pt.
d) Data de entrega: ver abaixo
+ sexto ensaio (tema a indicar no final do semestre)
a) 1500 palavras (cerca de 3 páginas, escritas em Times New Roman, 11, single space).
c) Entregar em Word, para o mail: rodrigo.furtado@campus.ul.pt.
d) Data de entrega: ver abaixo
+
Teste final
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Elementos de Avaliação |
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Ponderação |
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1º ensaio |
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até 25 Out. |
dom. |
23h59m |
por mail |
fazer dois à escolha ou até cinco e contam os dois melhores |
20%+20% |
2º ensaio |
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até 8 Nov. |
dom. |
23h59m |
por mail |
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3º ensaio |
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até 22 Nov. |
dom. |
23h59m |
por mail |
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4º ensaio |
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até 6 Dez. |
dom. |
23h59m |
por mail |
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5º ensaio |
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até 20 Dez. |
dom. |
23h59m |
por mail |
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6º ensaio |
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até 29 Jan. |
6ª f. |
23h59m |
por mail |
obrigatório |
20% |
Teste final |
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19 Jan. |
3ª f. |
14h-17h |
a determinar |
obrigatório |
40% |
OU |
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Trabalho |
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até 20 Dez. |
Dom. |
23h59m |
por mail |
obrigatório |
40% |
6º ensaio |
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até 29 Jan. |
6ª f. |
23h59m |
por mail |
obrigatório |
20% |
Teste final |
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19 Jan. |
3ª f. |
14h-17h |
a determinar |
obrigatório |
40% |