Sumários

Modelização da compreensão na leitura.

19 Março 2018, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Modelização da compreensão na leitura.

Efeito de modalidade no processamento: especificidade da compreensão escrita vs. compreensão do oral.

Processos e conhecimentos envolvidos no processamento na leitura.


Leituras:

Rayner e Reichler (2010). Models of the Reading Process

Perfett (2001). Reading Skills

Perfetti (1999): Comprehending written language: a blueprint of the reader.

Vellutino, Frank (2003). Literacy: Reading (Early Stages).


Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL

12 Março 2018, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL.

Identificação do problema de investigação, dos pressupostos teóricos, da metodologia e dos materiais experimentais.

Processamento de palavras isoladas e em contexto, com populações de desenvolvimento típico e atípico. 


Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL - I

5 Março 2018, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL.

Identificação do problema de investigação, dos pressupostos teóricos, da metodologia e dos materiais experimentais.

Leitura e leitura de textos e de frases. Estudos não normativos e não normativos. 


A leitura enquanto tarefa cognitiva complexa.

26 Fevereiro 2018, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

A leitura enquanto tarefa cognitiva complexa.

Processos cognitivos e conhecimentos envolvidos no processamento da língua escrita e na compreensão da leitura.

Referências:

Costa, Armanda (2012). Investigação em Leitura – estudos psicolinguísticos. In Costa e Duarte (Eds).

Perfetti, Charles (1999): Comprehending written language: a blueprint of the reader.

Vellutino, Frank (2003). Literacy: Reading (Early Stages)


Programa do seminário; bibliografia; avaliação.

19 Fevereiro 2018, 14:00 Maria Armanda Martins da Costa

Programa do seminário; bibliografia; avaliação.

Recolha de informação sobre interesses de investigação.

Disponibilização dos materiais da cadeira no Google Drive – funcionamento.

Avaliação: Exame no final do semestre (4 Junho).  

Apresentação oral ou recensão crítica de artigo a partir da identificação de um problema de investigação na área da Leitura.