Sumários
Modelização da compreensão na leitura.
19 Março 2018, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Modelização da compreensão na leitura.Efeito de modalidade no processamento: especificidade da compreensão escrita vs. compreensão do oral. Processos e conhecimentos envolvidos no processamento na leitura. Leituras: Rayner e Reichler (2010). Models of the Reading Process Perfett (2001). Reading Skills Perfetti (1999): Comprehending written language: a blueprint of the reader. Vellutino,
Frank (2003). Literacy: Reading (Early Stages). |
Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL
12 Março 2018, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL.
Identificação do problema de investigação, dos pressupostos teóricos, da metodologia e dos materiais experimentais.
Processamento de palavras isoladas e em contexto, com populações de desenvolvimento típico e atípico.Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL - I
5 Março 2018, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Estudos experimentais sobre leitura desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Psicolinguística, FLUL/CLUL.
Identificação do problema de investigação, dos pressupostos teóricos, da metodologia e dos materiais experimentais.
Leitura e leitura de textos e de frases. Estudos não normativos e não normativos.A leitura enquanto tarefa cognitiva complexa.
26 Fevereiro 2018, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
A leitura enquanto tarefa cognitiva complexa.
Processos cognitivos e conhecimentos envolvidos no processamento da língua escrita e na compreensão da leitura.
Referências:
Costa, Armanda (2012). Investigação em Leitura – estudos psicolinguísticos. In Costa e Duarte (Eds).
Perfetti, Charles (1999): Comprehending written language: a blueprint of the reader.
Vellutino, Frank (2003). Literacy: Reading (Early Stages)
Programa do seminário; bibliografia; avaliação.
19 Fevereiro 2018, 14:00 • Maria Armanda Martins da Costa
Programa do seminário; bibliografia; avaliação.
Recolha de informação sobre interesses de investigação.
Disponibilização dos materiais da cadeira no Google Drive – funcionamento.
Avaliação: Exame no final do semestre (4 Junho).
Apresentação
oral ou recensão crítica de artigo a partir da identificação de um problema de
investigação na área da Leitura.