Unidade Curricular | Course Unit
Pesquisa e utilização de Recursos de Informação |
Código da Unidade Curricular | Course ID
550185 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
2.º |
Semestre | Semester
1.º |
Docente(s) | Instructor(s)
Teresa Costa |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
1.Bibliotecas tradicionais versus bibliotecas digitais 2.Gestão de coleções 3. Literacia da informação 4.Recursos eletrónicos: tipologias e funções. 5.Recuperação da informação e estratégias de pesquisa. Questões práticas 6. Acesso aberto e repositórios institucionais. Vias do acesso aberto. Política da FCT 7. Preservação dos recursos eletrónicos |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Aulas teórico práticas Avaliação distribuída: • Apresentação/análise de texto (35%) – individual ou grupo de 3 máximo • Trabalho final (45 %) – grupo de 3 máximo sobre metodologia e estratégias de pesquisa: tema à escolha • Aulas (20%) – assiduidade, participação e facilidade de interação com as plataformas /interfaces |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Bailin, Alan, and Ann Grafstein. (2005) "The evolution of academic libraries: the networked environment." The Journal of academic librarianship 31.4: 317-323. Collins, Tim. (2015). "Library evolution, trends and the road ahead from the EBSCO lens." Information Services & Use 35.1-2 : 99-107. Deegan, Marilyn, and Simon Tanner. (2013). Digital futures. Facet Publ. Islam, M. A., & Ikeda, M. (2014). Convergence issues of knowledge management in digital libraries: steps towards state-of-the-art digital libraries. VINE: The journal of information and knowledge management systems. Jiang, Y., Lin, C., Meng, W., Yu, C., Cohen, A. M., & Smalheiser, N. R. (2014). Rule-based deduplication of article records from bibliographic databases. Database. Kamerlin, S. C. L. (2020). Open Access, Plan S, and researchers’ needs. EMBO reports, 21(10), e51568. Laakso, Mikael, et al. (2011) "The development of open access journal publishing from 1993 to 2009." PloS one 6.6: e20961. Nicholas, D., et al. "Engaging with scholarly digital libraries (publisher platforms)." Ranganathan, C., and V. Sumathi. (2015)."Library Consortia: Perspective and Practices for the Selection and Purchase of Electronic Information." (2011). Ross, Seamus. (2012)."Digital preservation, archival science and methodological foundations for digital libraries." New Review of Information Networking 17.1: 43-68. Seadle, Michael. (2012)."Archiving in the digital world: the scholarly literature." Library Hi Tech 30.2 :367-375. Shah, U. U., & Gul, S. (2019). LOCKSS, CLOCKSS & PORTICO: A look into digital preservation policies. Library Philosophy and Practice, 0_1-5. Tennant, J. P. (2020). Web of Science and Scopus are not global databases of knowledge. European Science Editing, 46, e51987. Van der Velde, Wouter, and Olaf Ernst.(2009). "The future of eBooks? Will print disappear? An end-user perspective." Library hi tech 27.4: 570-583. Zhu, J., & Liu, W. (2020). A tale of two databases: The use of Web of Science and Scopus in academic papers. Scientometrics, 1-15. |