Unidade Curricular | Course Unit
Quotidianos Femininos (séculos XVI-XIX) |
Código da Unidade Curricular | Course ID
HIS5.715282 |
ECTS | Credits
12 |
Ciclo de Estudos | Level
2.º e 3.º Ciclos |
Semestre | Semester
1.º semestre |
Docente(s) | Instructor(s)
Prof.ª Doutora Isabel Drumond Braga |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Conteúdos programáticos: Temas a escolher entre o seguinte elenco: Tema 1 – Educação Feminina As propostas educacionais dos humanistas aos iluministas. A educação feminina em debate. Matérias e conceções pedagógicas. Mestras particulares e escolas femininas.
Tema 2 – Trabalho Feminino A divisão sexual do trabalho e as tarefas femininas. A invisibilidade do trabalho doméstico. A feminização de algumas atividades: cozinheiras, enfermeiras e professoras.
Tema 3 – Assistência para Casar A importância do dote. Dotes, exigências comportamentais e casamentos. As dotadas e a escolha dos maridos. O papel das Misericórdias na prevenção da indigência moral.
Tema 4 – Reclusão e Resistência A vida conventual feminina. Vocação versus obrigação. Disciplinamento e resistência. O gosto pela vida mundana e os contactos com o exterior.
Tema 5 – Regimes alimentares e doçaria conventual A alimentação conventual. Preparar iguarias em dias comuns e em dias festivos. As especialidades conventuais. Os mitos e as realidades da doçaria conventual feminina.
Tema 6 – Mulheres e Violência A justiça enquanto principal obrigação do monarca. Justiça e clemência régias. As mulheres autoras de atos violentos e as mulheres vítimas de violência. Género e Inquisição.
Tema 7 – Mulheres e Cativeiro O cativeiro enquanto problema estrutural. As mulheres e o cativeiro dos maridos e dos filhos. Mulheres em poder dos muçulmanos. O difícil regresso a casa.
Tema 8 – Mulheres, Beleza e Vaidade Os ideais de beleza feminina e as suas alterações. O culto do corpo e a procura da eterna juventude. Cosmética, publicidade e beleza.
Tema 9 – Patrimónios Femininos Inventários de bens: características e potenciais das fontes. Os bens das mulheres e a forma como os patrimónios foram obtidos.
Tema 10 – Revistas femininas Caracterização das publicações. Objetivos e públicos. Os temas e os problemas.
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Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
Elementos de avaliação: - Trabalho prático – 60% do valor da classificação final. - Exposição oral – 30% do valor da classificação final. - Presença e participação na aula – 10% do valor da classificação final.
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Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Bibliografias, Repertórios e Textos de Reflexão Historiográfica
Historia (La) de las Mujeres: Una Revisión Historiográfica, coordenação de María Isabel de Val Valdivieso e outras, Valladolid, Universidade de Valladolid, 2004. LOPES, Maria Antónia, Protecção Social em Portugal na Idade Moderna. Guia de Estudo e Investigação, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010. SILVA, Maria Regina Tavares da, A Mulher. Bibliografia Portuguesa Anotada (Monografias, 1518-1998), Lisboa, Cosmos, 1999. VAQUINHAS, Maria Irene, As Mulheres no Mundo Contemporâneo. História Comparada, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2006.
Estudos
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