Módulo I

Rassemblages Prelúdicas: ensaiar sem performance à vista

Paula Caspão

 

Dos materiais aqui reunidos espera-se que nos ajudem a arejar o chão que nos suporta. A descortinar forças para nos desengajarmos do que, nas nossas vidas, profissões e posições quotidianas, continua a performar a pedagogia implícita do capitalismo (no mínimo). Não é por acaso que os textos, filmes, entrevistas, conversas e instalações com que teceremos este módulo são quase todos realizados em colaboração, e que vários deles experimentam formatos que torcem e entortam géneros existentes. Nada prometem porque não fazem por ora ideia de quem com eles — e através deles — virá encontrar-se; o que virá ensaiar-se a várias mãos, texturas, imagens, afectos, ritmos, numa prática de estudo que emaranha e impurifica tudo (arte e teoria, crítica e poesia, tempos com espaços, still-moving-images, tudo e nada). Um estudo como prática que não começa nem acaba no conceito, e desconfirma todos os princípios da separação onto-epistemológica que a modernidade ocidental se aplicou a produzir. E se for difícil de acreditar, é ouvir Avery Gordon: "I tried to follow Monique Wittig’s instruction in 'Les Guérillères' (1969): 'There was a time when you were not a slave, remember that. Make an effort to remember. Or, failing that, invent’" (2019). 

 

Materiais a implicar 

AZOULAY, Arielle A. (2019). "Imagine Going On Strike: Museum Workers and Historians". In Potential History: unlearning Imperialism. Verso Books. Disponível online / e-flux.

BERLANT, Lauren & STEWART, Kathleen (2019). The Hundreds. Durham and London: Duke university Press. 

BHANDAR, B.; ZIADAH, R. (2020). Revolutionary Feminisms: Conversations on Collective Action and Radical Thought. London & New York: Verso. 

CÉSAR, Filipa. Le Passeur (instalação, 2008) / Mined Soil (filme, 2015) / Spell Reel (filme, 2017) / Cotton Algorithms (instalação, 2019). 

MOTEN, F., HARNEY, S., SAWYER, M. (2021). Conversation "On Fugitive Aesthetics". Disponível no Youtube.

GORDON, Avery (2019). "Unshrinking the World". An interview with Woznicki on her book The Hawthorn Archive: Letters from the Utopian Margins (2019). Disponível online.

HARNEY, S. & MOTEN, F.  (2013 e 2020). Undercommons: Fugitive Planning and Black Study + All Incomplete. Disponíveis online / Minor Compositions.

HARTMAN, Saidiya (2020). Wayward Lives: Beautiful Experiments. New York & London: W. W. Norton & Company.

PECK, Raoul. Exterminate All the Brutes (filme ensaio, 2021). Documentary series / HBO.  

STEYERL, Hito. How Not To Be Seen (vídeo arte, 2013). Disponível online, Artforum.

 

 

Módulo II

New Silk Roads and Performance

Milija Gluhovic, University of Warwick

 

Launched in 2013 and hailed as the largest geoeconomics initiative in history, China’s Silk Road Economic Belt and Maritime Silk Road, also know as Belt and Road Initiative (BRI), aims to connect continents, and integrate Eurasia through collaborations spanning trade and infrastructure, culture, and finance. While until now the BRI has been discussed as a geopolitical and geoeconomics project, in this seminar we shall ask: what does it mean to ‘revive’ the Silk Roads for the twenty-first century, and how this geopolitical chronotope could be productive for theatre and performance studies? We shall discuss the ways theatre and performance artists, visual artists, and filmmakers from the countries along the Silk road route (Western Europe, the Balkans, Central Asia, India, China, etc.) engage, critique and represent the underbelly of the contemporary silk roads – contemporary linkages between the circulations of peoples and desires, the global spread of the capitalist market and economic globalization, and the human and environmental catastrophes they unleash. Focusing on selected cities along the New Silk Road (Lisbon, Belgrade, Athens, . . .) we shall also examine the contested nature of BRI-driven, infrastructural, material restructuring of urban space and its effects on the contours of lives, places, and socio-natures. Finally, employing a cross-cultural lens and the unique disciplinary methodology of Politics and Performance, we shall explore how to build a new critical framework to understand the New Silk Roads performatively as a relational and intersectional critical concept and practice.

 

Bibliography:

Apostolopoulou, Elia. “A Novel Geographical Research Agenda on Silk Road Urbanisation.”  Geographical Journal Vol. 187 Issue 4 (Dec. 2021), pp. 386-393.

Aksamija, Azra. Silk Road Works. Installation (2021) Commissioned for the 17th International Architecture Exhibition, la Biennale di Venezia 2021  https://www.azraaksamija.net/silk-road-works/

Brakman, Steven, Peter Frankopan, Harry Garretsen, Charles Van Marrewijk, “The New Silk Roads: an introduction to China’s Belt and Road Initiative,” Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, Vol. 12.1, March 2019, pp. 3–16.

Chin, Tamara. “The Invention of the Silk Road, 1877.” Critical Inquiry Vol. 40 Issue 1 (Autumn 2013), pp. 194-219.

Dark Things (performance recording), dir. Anuradha Kapur and Deepan Sivaraman (approximately 1 hour). (New Delhi, 2018) Link: https://youtu.be/ipDzm8f3LM4

Frankopan, Peter. The New Silk Roads: The Present and the Future of the World. London: Bloomsbury, 2018. [Read the introduction, pp. 1-16, or browse through the book.]

Gluhovic, Milija, Silvija Jestrovic, Shirin M. Rai, and Michael Saward. “Introduction: Politics and/as Performance, Performance and/as Politics,” in The Oxford Handbook of Politics and Performance, edited by Shirin M. Rai, Milija Gluhovic, Silvija Jestrovic, and Michael Saward. Oxford: OUP, 2021. 1-22.

Leandro, Francisco José B.S. Leandro, and Paulo Afonso B. Duarte, eds. “The Ultimate European Border: The Belt and Road Initiative Discovers Portugal.” In The Belt and Road Initiative: An Old Archetype of a New Development Model. Eds. Francisco José B.S. Leandro, Paulo Afonso B. Duarte. Palgrave Macmillan, 2020. 363-388.

McIvor, Charlotte. “Introduction: New Directions?”  In Interculturalism and Performance Now, edited by Charlotte McIvor and Jason King J. Cham: Palgrave Macmillan, 2019. 1-26.

Winter, Tim. Geocultural Power: China’s Quest to Revive the Silk Roads for the Twenty-First Century. Chicago: The University of Chicago Press, 2019. Esp. the chapter One: “From Camels and Sails to Hihways and Refineries,” pp. 5-36.

Yi Dai Yi Lu - One Belt One Road (2019), dir. Pio d’Emilia (documentary film), 1h 24min.

https://www.youtube.com/watch?v=bFmskGzyEVo

 

Milija Gluhovic is Reader in Theatre and Performance Studies at the University of Warwick. His publications include A Theory for Theatre Studies: Memory (Bloomsbury, 2020), Performing European Memories (Palgrave, 2013) and co-edited volumes The Oxford Handbook of Politics and Performance (OUP, 2021), International Performance Research Pedagogies (Palgrave, 2018), Performing the Secular (Palgrave, 2017), and Performing the 'New' Europe (Palgrave, 2013). He is a member of the IFTR Executive Committee and the EASTAP Journal editorial board. Currently he serves as the Director of International Partnerships at the School of Creative Arts, Performance and Visual Cultures at Warwick University.

 

 

Módulo III

A Performance de Cuidar

Ana Pais

 

Cuidar significa imaginar, pensar, tratar de, interessar-se por. As práticas de cuidar designam actividades sociais, culturais e artísticas que imaginam, pensam, tratam e se interessam por algo ou alguém no mundo, inclusive, o próprio mundo. Ainda antes da pandemia recordar à humanidade a sua pequenez face ao universo, a crise das práticas de cuidar na sociedade global contemporânea, regida por uma lógica neoliberal que corrói ecologias de interdependência essenciais, já estava na ordem do dia das ciências sociais, dos estudos feministas e dos estudos de performance. Esse era, por exemplo, o tema da conferência internacional programada pela Performance Studies International (Psi) para 2020, infelizmente cancelada. Intensificando assimetrias e desigualdades, a pandemia tornou ainda mais evidente a centralidade de cuidar – suas práticas, performance e estéticas – para o momento actual em que é urgente cuidar de outros humanos e não-humanos. Importa pensar o cuidar como força performativa que sustenta redes de afectos, de interdependência e co-imaginação no mundo. Como imaginar outros modos de cuidar?

 

Bibliografia 

Anderson, Ben. 2016. Encountering Affect. Capacities, Apparatuses, Conditions. Nova Iorque e Londres: Routledge.

Bhattacharya, Tithi. “Introduction: Mapping Social Reproduction Theory”. In Social Reproduction Theory – Remapping Class, recentering Oppression. Edited by Tithi Bhattacharya, Londres: Pluto Press, pp. 1-20.

Fraser, Nancy. “Crisis of Care?” On the Social-Reproductive Contradictions of Contemporary Capitalism”. In Social Reproduction Theory – Remapping Class, recentering Oppression. Edited by Tithi Bhattacharya, Londres: Pluto Press, pp. 21-36.

Ndikung, Bonaventure Soh Bejeng. 2021.The Delusions of Care, Berlim: Archive Books.

The Care Colective. 2020.The Care Manifesto – the Politics of Interdependence. Londres e Nova Iorque: Verso.

Stuart Fisher, Amanda. 2020. “Introduction: Caring performance, performing care”. In Amanda Stuart Fisher and James Thompson (eds), Performing Care: New perspectives on socially engaged Performance, Manchester: Manchester University Press, pp.1-18.

Thompson, James. 2020. “Introduction: Caring performance, performing care”. In Amanda Stuart Fisher and James Thompson (eds), Performing Care: New perspectives on socially engaged Performance, Manchester: Manchester University Press, pp.36-48

 

 

Módulo IV

A estética da resistência e a resistência pela arte

Rui Pina Coelho

 

O escritor e dramaturgo Peter Weiss, nos três volumes do romance A Estética da Resistência (1975-1981), colocava três jovens comunistas alemães, em 1937, em plena Alemanha Nazi, a discutir objetos artísticos, fazendo denotar a incrível afinidade entre a resistência política e a arte. Sendo um romance icónico para as esquerdas europeias, é uma das obras mais importantes da literatura alemã do século XX. Neste módulo, a partir da leitura de partes selecionadas do romance (na sua tradução inglesa), discutiremos a fina relação entre resistência e arte. Para isso, convocaremos uma discussão em curso sobre a natureza do teatro político (Florian Malzacher e Olivier Neveux) e sobre esfera pública (Habermas, Nancy Fraser e Oskar Negt e Alexander Kluge).

 

Referências bibliográficas:

BALME, Christopher. 2014. The Theatrical Public Sphere. Cambridge: Cambridge University Press.

BLASKE, Stefan & CASELLA, Luanda & RAU, Milo, STAAL, Lara (Ed.). 2020. The Art of Resistance: On Theatre, Activism and Solidarity. Golden Book IV. Gent: NTGent.

FRASER, Nancy. 1990. “Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy”. Social Text, No. 25/26, pp. 56-80.

HABERMAS, Jürgen. 2012. A Transformação Estrutural da Esfera Pública. Investigações sobre uma Categoria da Sociedade Burguesa. Tradução de Lumir Nahodil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, (1962).

MALZACHER, Florian (Ed.). 2015- “No Organum to Follow: Possibilities of Political Theatre Today”, in Florian Malzacher (ed.), Not Just a Mirror: Looking for The Political Theatre Today. Berlin: House on Fire/Alexander verlag Berlin / Live Art Development Agency.

NEGT, Oskar & KLUGE, Alexander. 2016. Public Sphere of Experience: Analysis of the Bourgeois and Proletarian Public Sphere. Foreward by Miriam Hansen. London / New York: Verso Books (1993).

NEVEUX, Olivier. 2019. Contre le théâtre Politique. Paris : La Fabrique Éditions.

WEISS, Peter. 2005. The Aesthetics of Resistance. Vol. 1. Translated by Joaquim Neugroschel. Foreword Fredric Jameson. London: Duke University Press.

 

 

 

Módulo V

“I can’t breathe, I can’t breathe, I can’t breathe, I can’t breathe, I can’t breathe, I can’t breathe, I can’t breathe, I can’t breathe”

 

Ana Bigotte Vieira

Partindo de propostas apresentadas pelo TBA entre 2019 e 2021 questionam-se os modos como artistas e teóricos lidaram com a interrupção causada pela pandemia, e como esta fez ressaltar uma série de tensões que assim ganharam novos contornos. Visitar-se-ão os arquivos vídeo e audio dos projectos colectivos interdisciplinares “Essenciais”, “Recolher Obrigatorio” e “Primeiro Rascunho”, bem como algumas das conferências e podcasts apresentados  e produzidos neste período (Franco “Bifo” Berardi, Suely Rolnik, Amador Savater, Sandro Mezzadra, Valentina Desideri, Mamadou Ba e Denise Ferreira da Silva, entre outros).

 

Bibliografia

Franco Bifo Berardi, Cronicas da Psicodeflaccão, Lisboa:Tigre de Papel, 2020

Punkto, caderno#8: epidemus

https://www.revistapunkto.com/2020/03/caderno-08-epidemos.html?m=1

Essenciais, TBA: https://teatrodobairroalto.pt/espetaculo/essenciais-andresa-soares-olga-cunha-lila-fadista-alice-azevedo-raquel-lima-maria-palmira-joaquim-welket-bungue-joacine-katar-moreira-20200928/

O que é este momento político?

https://teatrodobairroalto.pt/en/materials/dito-e-feito-18-valentina-desideri-denise-ferreira-da-silva-and-mamadou-ba-o-que-e-este-momento-politico/

 

 

 

Módulo VI

O corpo enquanto terreno de resistência e de agenciamento ético

Gustavo Vicente

 

À pergunta “que entendimentos possíveis tem a palavra corpo?” acrescenta-se uma outra: “como é que essas diferentes noções podem ser agenciadas tendo em vista o desenvolvimento de práticas de resistência?” A partir do questionamento filosófico e estético do corpo dá-se assim lugar à sua problematização enquanto projecto de afirmação social e política através das artes. Partindo de um conjunto de textos e estudos de caso como base de discussão, neste módulo estas questões serão abordadas à luz das estruturas de poder que vêm alimentando as forças (abióticas) de subordinação ao regime neoliberal.

 

Bibliografia: 

Berg, M. & Seeber, B.K. (2016). The slow professor: challenging the culture of speed in the academy. University of Toronto Press.

Ingold, T. (2011). Being Alive: Essays on movement, knowledge and description. Routledge.

Lepecki, A. (2020). Movimento na pausa. N-1 Edições. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/147

Rancière, J. (2005). A partilha do sensível: estética e política. Editora 34.

Ridout, N. (2019). Theatre & Ehtics. Red Globe Press.

Spatz, B. (2017). “Embodiment as first affordance: tinkering, tuning, tracking”. Performance Philosophy, vol.2, n.2, pp. 257-271.

Sutil, N.S. (2017). “Jism for Shism: Turning the animal on”. Performance Research, 22-2, pp.1-7.

 

 

 

Anexos