Os conteúdos selecionados visam dotar os alunos de conhecimentos relevantes para o nível A1 da língua de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em que o aluno consegue compreender e utilizar expressões familiares e usuais e frases muito simples, para satisfazer necessidades simples e concretas. Visa-se também adquirir as competências para conseguir comunicar de forma simples desde que o interlocutor fale lentamente, de modo articulado, e esteja disposto a colaborar.
Temas: - Bine ați venit! (Bem vindos!); - Despre noi (Sobre nós); - Casa (A casa); - O zi liberă (Um dia livre); - Poftă bună (Bom apetit). Gramática: - os verbos a fi (ser e estar) e a avea (ter); - os principais advérbios de tempo e de espaço; - os pronomes interogativos e negativos; - as principais conjunções e preposições; - os artigos definidos e indefinidos; - os numerais cardinais; - o plural dos substantivos; - o presente indicativo do verbo (1ª e 4ª conjugações); - os verbos irregulais; - o verbo a-i plăcea (gostar); - o dativo com os nomes próprios; - as formas acentuadas dos pronomes pessoais em dativo. |
Bibliografia
Elena Platon, Ioana Sonea, Dina Vîlcu (2012). Manual de limba română ca limbă straină (RLS). A1-A2. Cluj-Napoca: Editura Casa Cărții de Știință. Cojocaru, Dana (2003). You Can Speak Romanian. Bucureşti: Editura Compania. Kohn, Daniela (2009). Manual de limba română pentru străini. Curs. Iaşi: Editura Polirom. Kohn, Daniela (2009). Manual de limba română pentru străini. Exerciţii. Iaşi: Editura Polirom. Moldovan, Victoria, Liana Pop, Lucia Uricaru (2002). Nivel Prag. Pentru învăţarea limbii române ca limbă străină. Strasbourg: Consiliul Europei. Pop, Liana (1991). Româna cu sau fără profesor. Le roumain avec ou sans professeur. Romanian with or without a teacher. Cluj-Napoca: Editura Echinox. Suciu, Raluca, Virginia Fazakaş (2006). Romanian at First Sight. A Textbook for Beginners. Bucureşti: Compania. Portofoliul European al Limbilor, EAQUALS/ALTE version, accredited model no. 06.2000. |
Portfolio Europeu de Línguas, Ministério da Educação, modelo acreditado no. 20. 2001.