Sumários

O modo de vida romantico

18 Março 2016, 12:00 Luísa Afonso Soares

Análise do capítulo "Idilio sobre o Ócio" de Friedrich Schlegel (Lucinde): o princípio da passividade como condição fundamental para aproximação à Arte, a Ciência e a religião. Narciso e Prometeu: dois modelos distintos de percepcionar o mundo.

A critica dos românticos a ética burguesa do trabalho e ao utilitarismo setecentista.


A música na teoria do Romantismo

16 Março 2016, 12:00 Luísa Afonso Soares

Comentário aos textos de Wilhelm Heinrich Wackenroder "Sobre duas linguagens maravilhosas e a sua secreta força" e ao texto de E.T.A. Hoffmann " O poeta e o compositor" A função suprema da música na estética romântica, a sua associação a natureza e ao divino.


O que significa Romântico (F.Schlegel)? A poética romântica.

11 Março 2016, 12:00 Luísa Afonso Soares

Abordagem dos conceitos fundamentais do Romantismo, a partir de textos de Friedrich Schlegel e excertos da revista Athenaeum: o fragmento, a analogia, o paradoxo, o Witz e a ironia.

A relação do Romantismo coma herança estético-literária.


O velho e o novo espírito do tempo

9 Março 2016, 12:00 Luísa Afonso Soares

Analise do "Auto carnavalesco do novo século" de August Wilhelm Schlegel : uma síntese crítica dos ideias da Aufklaerung e a defesa do novo espírito do tempo.


Fundamentos do Romantismo literário alemão

4 Março 2016, 12:00 Luísa Afonso Soares

Contexto histórico-político e social do qual emerge este movimento: revolução Francesa, Restauração, Invasões Napoleónicas e Guerras de Libertação. A Ascensão da burguesia como agente e recetor de Cultura.

Fundamentos da Estética Romântica e as suas diferentes fases na Alemanha, Frühromantik, Hochromantik e Spätromantik, e os seus diferentes geografias; Jena, Berlin e Heidelberg.