Continuação do estudo do "Sturm und Drang" e explicitação do enquadramento periodológico do Romantismo Alemão

27 Setembro 2021, 15:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo do Sturm und Drang: a) a valorização do sentimento, plasmada numa literatura confessional; b) a insatisfação espiritual e nostalgia do infinito que se iriam exacerbar nos românticos; c) o forte declínio das influências greco-latinas e o acentuado distanciamento dos cânones estéticos do classicismo; d) a gradual substituição das influências greco-latinas por novos modelos e por novas fontes (Shakespeare, poemas de Ossian e Pensamentos Nocturnos, de Young) e e) a meditação lírica sobre a noite e a morte (análise textual II: leitura e análise da obra Hymnen and die Nacht (1800), de Novalis (Friedrich von Hardenberg); Hino 1, 2 e 4). Explicitação do enquadramento periodológico do Romantismo Alemão. a) Frühromantik (1796-1806); b) Hochromantik (1806-1815) e c) Spätromantik (1815-1830). Dilucidação do conceito periodológico do Período da Arte ( Kunstperiode) e o Classicismo de Weimar: a preponderância de duas figuras tutelares (Goethe e Schiller) e do seu encontro e colaboração em Weimar.