A presente disciplina visa apresentar as principais coordenadas estético-filosóficas do movimento do Romantismo Alemão. Analisar-se-ão múltiplos discursos: da filosofia à literatura (poesia, romance e teatro), passando pela música e pela pintura. Os principais objectivos são, assim, identificar a singularidade do romantismo alemão, compreendendo os traços distintivos da poética romântica em relação à tradição do século XVIII (a inventividade crítica do círculo de Jena e o dinamismo especulativo do idealismo alemão); explicitar, num enquadramento periodológico, os principais conceitos que presidem à caracterização do complexo período que marca, na história da cultura alemã, a transição do século XVIII para o século XIX (Aufklärung, Empfindsamkeit, Sturm und Drang, Romantik e Kunstperiode); e, por fim, reconhecer os principais recursos estilísticos e dispositivos literários que singularizam o romantismo alemão (a escrita fragmentária, o paradoxo, o Witz e a ironia). Estudar-se-ão vários autores, centrais para a cosmovisão do Romantismo Alemão, designadamente: F. Schlegel, Novalis, Goethe e Hoffmann. Avaliação: Teste escrito presencial (40%); apresentação oral (20%); ensaio (35%). É valorizada a participação activa dos estudantes nas aulas e o seu envolvimento na discussão crítica das leituras efectuadas (5%).