As transformações do ensino das línguas clássicas dos meados do século XVIII ao fim do século XIX

14 Fevereiro 2020, 12:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

1. As transformações do ensino das línguas clássicas dos meados do século XVIII ao fim do século XIX: 

1.1 fundamentos teóricos de Luís António Verney e de Ribeiro Sanches;

1.2 legislação sobre o ensino desde a expulsão da Companhia de Jesus até às reformas liberais; 

1.3 fundação de novas escolas e cursos vocacionais: o Curso Superior de Letras.

2. Divulgação do conhecimento sobre Grécia e Roma por meio de revistas.

3. Características da pedagogia no ensino das línguas clássicas; a nova categoria do latim como língua de leitura e a difusão de traduções ao longo do século XIX.

4. Tipos de tradução e estética da tradução:

4.1 a necessidade e a finalidade de tradução;

4.2 nacionalização e actualização do texto original atendendo a diferenças civilizacionais e culturais;

4.3 tradução literária (criação), tradução literal e o respeito pelo modo literário original;

4.4 o texto traduzido como obra literária da língua de chegada.


Nota: Sessão orientada pelo Doutor Ricardo Nobre (CEC).