A "feitiçaria" e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto. Religiões locais e actores do desenvolvimento. Introdução aos cultos de possessão
5 Abril 2016, 16:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
A "feitiçaria" e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto (7/15)
A "feitiçaria" (no sentido de "witchtcraft" ou "bruxaria") e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto — a síntese de Grinker e Steiner introduzindo, criticamente, a visão de Evans-Pritchard. A feitiçaria na explicação dos acontecimentos negativos. Análise de um texto de Evans-Pritchard sobre os Azande. Feitiçaria e sociedade - análise de um texto de M. F. C. Bourdillon.
Ver textos na antologia (1º caderno)
Religiões locais e actores do desenvolvimento. Introdução aos cultos de possessão
1. Comentário a um texto de João
Milando. A centralidade do "kindoki" no meio rural de Cabinda
(Angola) e os desafios que tal deve suscitar aos actores do
desenvolvimento.Tipologias da morte parcial correlatas da acção do
"ndoki" através dos "zindoki". Da Interpretação negativa da
presença dos actores do desenvolvimento à necessidade destes valorizarem o
"kindoki" — enquanto mecanismo de regulação social — como factor de
desenvolvimento.
Da noção de "ser comido pelo
espírito" à polémica da antropofagia ritual: visão histórica. A
interpretação dos seres humanos considerados não "normais", ou
potencialmente "contaminadores", e suas consequências sociais na
actualidade (gémeos, deficientes, albinos, etc).
2. Introdução à problemática dos cultos
de possessão - análise de um texto de H. Behrend e de U. Luig. Algumas
características gerais do culto de Nya, segundo Jean-Paul Colleyn.
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