A "feitiçaria" e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto. Religiões locais e actores do desenvolvimento. Introdução aos cultos de possessão

5 Abril 2016, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

A "feitiçaria" e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto (7/15)

A "feitiçaria" (no sentido de "witchtcraft" ou "bruxaria") e as lógicas de pensamento ocidentais e africanas em confronto — a síntese de Grinker e Steiner introduzindo, criticamente, a visão de Evans-Pritchard. A feitiçaria na explicação dos acontecimentos negativos. Análise de um texto de Evans-Pritchard sobre os Azande. Feitiçaria e sociedade - análise de um texto de M. F. C. Bourdillon.

 

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Religiões locais e actores do desenvolvimento. Introdução aos cultos de possessão

 

1. Comentário a um texto de João Milando. A centralidade do "kindoki" no meio rural de Cabinda (Angola) e os desafios que tal deve suscitar aos actores do desenvolvimento.Tipologias da morte parcial correlatas da acção do "ndoki" através dos "zindoki". Da Interpretação negativa da presença dos actores do desenvolvimento à necessidade destes valorizarem o "kindoki" — enquanto mecanismo de regulação social — como factor de desenvolvimento. 
Da noção de "ser comido pelo espírito" à polémica da antropofagia ritual: visão histórica. A interpretação dos seres humanos considerados não "normais", ou potencialmente "contaminadores", e suas consequências sociais na actualidade (gémeos, deficientes, albinos, etc). 

2. Introdução à problemática dos cultos de possessão - análise de um texto de H. Behrend e de U. Luig. Algumas características gerais do culto de Nya, segundo Jean-Paul Colleyn.

 

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