16 Fevereiro 2016, 16:00
•
José Augusto Nunes da Silva Horta
Apresentação do docente e do
programa. Métodos de ensino e avaliação.
Apresentação do docente e do programa. Métodos de ensino e de avaliação.
Os métodos de avaliação (AV) baseiam-se em três componentes e respectivas
ponderações:
AV1., a elaboração de um trabalho (INDIVIDUAL OU DE GRUPO) de iniciação à
investigação de fontes, apresentado por escrito e oralmente ou, na área
temática do Islão, a elaboração de um trabalho INDIVIDUAL sobre um tema
previamente distribuído pelos docentes, tomando como ponto de partida a
análise crítica da bibliografia por eles indicada (40%);
AV2., a realização de um teste escrito presencial — dos três grupos de
questões do teste, correspondentes às três grandes áreas temáticas do
programa (pontos 2, 3 e 4) os alunos terão de responder obrigatoriamente a
uma questão DE CADA UM DOS DOS DOIS grupos que NÃO coincidirem com a área
temática do programa em que realizaram o trabalho (40%) e,
AV3., a participação nas aulas (20%). Esta será subdividida em duas
modalidades:
— 10% para uma apresentação oral e um comentário a apresentação (no mínimo um
de cada) de textos da antologia e respectivas sínteses críticas escritas
(síntese de três páginas de entrega obrigatória uma semana após a discussão
final em aula);
— 10% para a participação nos debates em aula e a assiduidade.
|
Religião, religiões africanas. Entre os lugares comuns e
os conceitos
O que é uma religião? O que é que
constitui a vivência religiosa? O que é uma religião africana? Debate com os
alunos visando o distanciamento em relação aos lugares comuns de matriz
ocidental e judaico-cristã sobre religião/religiões e uma progressiva
assimilação de conceitos operatórios mais adequados ao campo de estudos da
disciplina.