Aula por Zoom. Cristianismo: aula 2. Cristianismo no Kongo (conclusão). Feitiçaria e sociedade. O Cristianismo "encantado" ou o imaginário da feitiçaria do Pentecostalismo africano

31 Março 2020, 12:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Cristianismo no Kongo: apropriações e traduções africanas do Catolicismo. — apropriações do Cristianismo no seio da cosmologia congolesa (conclusão). 

Conclusão do comentário à Relação sobre o reino do Congo de Rui de Pina (1491): exemplificação da recepção do Cristianismo enquanto resignificação no contexto da cosmologia congolesa.  Etapas das transformações políticas e religiosas no Kongo até ao período de D. Afonso Mvemba-a-Nzinga.
Ver pdf do PowerPoint da aula e bibliografia indicada no E-Learning.
 

2. Feitiçaria (ou Bruxaria/Witchcraft) e sociedade: características dos/das "witches"; a ambiguidade do conceito de "witchcraft" e o poder explicativo do infortúnio e dos problemas sociais através da feitiçaria; a tensão social ligada às acusações de feitiçaria e a erradicação dos feiticeiros/witches. Comentário a texto de Bourdillon.


3. As características transversais  do Pentecostalismo Africano.

Ver documento de apoio sobre esta questão no E-Learning.

O Cristianismo "encantado" ou o imaginário da feitiçaria do Pentecostalismo africano, em parte uma forma de africanização do Cristianismo. O Catolicismo "encantado" em África e as reacções do Catolicismo oficial.  Exemplos apresentados por Paul Gifford. 

 

Consultar textos de Bourdillon (1º caderno) e capítulos de Gifford (3º caderno).