Visionamento do filme "les Chemins de Nya" (AULA SUPLEMENTAR). Nya: um exemplo maliano dos culto de possessão. Primórdios do Judaísmo em África. O Cristianismo etíope

19 Março 2019, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

AULA SUPLEMENTAR/COMPENSAÇÃO 15/3/18:   19 alunos presentes

Nya: um culto de possessão no Mali. Visionamento e comentário do filme “Les Chemins de Nya”, de Jean-Paul Colleyn e Jean-Jacques Péché


AULA DE 19/3/18


1. Comentário ao capítulo de Jean-Paul Colleyn sobre o culto de Nya, enquanto exemplo de um culto de posse pelos espíritos, no caso, segundo a conceptualização do autor, uma divindade. Possessão e transe, possessão versus xamanismo? 

Nota: ver as várias secções do capítulo discutidas na aula.


2. Breves considerações sobre os primórdios e impacto da presença do Judaísmo em África: uma presença muito antiga, uma expansão geograficamente limitada. Proselitismo e desencontros com religiões rivais.

Breves notas sobre a implantação do Cristianismo na Etiópia: A Grande Etiópia (Donald Levine) enquanto área cultural de denominadores comuns religiosos. As características e funcionamento hierárquico do Cristianismo monofisita etíope. De Axum à massificação do Cristianismo enquanto religião não apenas de estado mas popular: a legitimação genealógica da dinastia Salomónida numa lógica de povo escolhido. 

CONSULTAR O "3º CADERNO" na plataforma.