Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios. Exemplos históricos e actuais.

5 Fevereiro 2021, 12:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Nota: indica-se o número total de presenças dos turnos A e B

Da identificação dos lugares-comuns judaico-cristãos aos conceitos operatórios (conclusão): dimensões da experiência religiosa como organização entre os homens e as entidades-forças sobre-humanas; experiência individual e colectiva versus hierarquia e comunidade de crentes (“igreja”); ritual e cerimónia; desconstrução das dicotomias supostamente universais (sagrado/profano, física/metafísica; material/imaterial, corpo/ alma ou espírito.

Exemplos 1: “óbito” e “komba” em Angola, no contexto da pandemia: as diferentes percepções da morte e das categorias que lhe estão associadas; a artificialidade das fronteiras entre o sagrado e o profano na ritualização da morte;

Exemplo 2: as forças sobre-humanas associadas ao Monte Vermelho/Tontang do rio Gâmbia — interpretação de indícios das escritas de viagem e das tradições orais entre o século XVII e o século XXI. A insuficiência da categoria de “sobrenatural” perante um ser que se situa entre a dimensão visível e invisível, passível de observação empírica nas percepções africanas locais.


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