A abordagem cognitiva ao contexto social da aprendizagem e da transmissão da religião. A diversidade de interacção com o sobre-humano e a concepção da doença e da cura em três sociedades africanas

24 Fevereiro 2021, 11:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. O contributo da antropologia cognitiva e os seus limites: a  necessidade de uma dimensão interactiva e situada (social e contextual) da aprendizagem e da transmissão da religião. Conclusão da análise do texto de David Berliner e de Ramon Sarró.

2. Da concepção de doença aos meios de cura — análise em três sociedades africanas: "San", Maasai e Sukuma. Da diversidade da interacção com seres sobre-humanos — bastante atípica no caso dos "San" e dos Maasai; mais próxima do que geralmente se presume ser o protótipo das religiões de origem africana no caso dos Sukuma — à concepção da doença e meios de terapêutica relacionada com causas não naturais. Comentário a um texto de David Westerlund.


INDICAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DO TRABALHO FINAL:

Escolhida a fonte para o trabalho final e realizada uma primeira leitura 8ainda que menos aprofundada), é necessário elaborar um plano de trabalho a validar pelo docente.

O plano de trabalho tem que contemplar:

1) definir não apenas a fonte a estudar mas o objecto ou tema do trabalho (do qual partirá o título do trabalho), bem como formular uma questão ou problema de partida a que o trabalho pretende responder;

2) indicar um conjunto provisório de temas e sub-temas a analisar;

3) indicar a referência completa da fonte e listar alguma bibliografia consultada ou a consultar