Introdução ao Pentecostalismo Africano

5 Abril 2022, 14:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Introdução ao Pentecostalismo Africano. Os denominadores comuns e as suas muito diferentes expressões, em particular as igrejas independentes africanas (ou iniciadas por africanos) e as igrejas neo-pentecostais ou Pentecostais carismáticas.

1. 1. O Kimbanguismo, uma igreja independente africana. O contexto colonial do seu surgimento. A sua acção desenvolvimentista.  A dupla dimensão centrífuga (de expansão e de universalismo, com expressão nas suas diásporas) e a dimensão centrípeta (centrada na origem política e "étnica" kongo), as transformações operadas na religião por via dessa dupla dimensão.
1.2. O Neo-pentecostalismo. O carisma dos pastores, os poderes de cura pelo Espírito Santo, o evangelho da prosperidade e a luta contra os espíritos africanos resignificados como demónios. A prevalência do idioma da bruxaria.
Problemática: as dimensões de continuidade e de descontinuidade na afirmação dos Cristianismos em África.

Ver documentos de apoio no E-Learning.


2. Das Igrejas Independentes Africanas às Pentecostais Carismáticas ou Neo-Pentecostais 


Uma comparação e confronto entre as Igrejas Independentes Africanas tradicionais e as igrejas Pentecostalistas carismáticas (igrejas neo-Pentecostais). Entre africanização (não assumida e mesmo rejeitada) e globalização.

Apresentação do texto de Birgit Meyer, “Christianity in Africa: from African

Independent to Pentecostal-Charismatic Churches”.