Sumários

Correção do Exercício 3

26 Abril 2024, 12:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


Correção conjunta do Exercício 3. Revisão de conteúdos e esclarecimento de dúvidas.

Entrega e correcção do teste escrito.

24 Abril 2024, 17:00 Ana Isabel Mata da Silva


Entrega e correcção do teste escrito. Indicação das notas finais na UC.

Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais (cont.)

23 Abril 2024, 12:30 Marisa Alexandra Sousa da Cruz


Vantagens e desvantagens dos questionários parentais em relação ao recurso a técnicas experimentais para o estudo da aquisição e desenvolvimento da linguagem: complementaridade dos dois tipos de recursos.

Questionários parentais prospetivos e retrospetivos: características diferenciadoras. Exemplos práticos do MacArthur-Bates Communicative Development Inventory (CDI), adaptado para o Português Europeu na versão curta, e do ProsoQuest, criado de raiz para o Português Europeu.

Dados normativos para a população portuguesa. O papel dos questionários parentais na identificação de marcadores precoces para perturbações da linguagem e/ou desenvolvimento.

Discussão sobre o grau de variabilidade envolvido no preenchimento dos questionários parentais decorrente, por exemplo, da variação diastrática ou diatópica.

Anotação linguística: discussão; programa EXMARaLDA: ver transcrições (Partitur) e usar concordanciador (Exakt)

23 Abril 2024, 08:00 Amália Mendes


Discussão dos dois exercícios de anotação linguística: relações discursivas no editor PDTB e modalidade no MMAX2.


Exploração do programa EXMARaLDA:
- uso do módulo Partitur para aceder a transcrições já existentes
- uso do módulo Exakt para gerar um corpus e extrair concordâncias com base em transcrições existentes

O Partitur pode ser usado para criar transcrições alinhadas com o som (próxima aula).

Apresentações orais.

22 Abril 2024, 17:00 Ana Isabel Mata da Silva


Apresentações orais de alunos sobre textos com trabalho de investigação relevante para a UC.