Sumários
Correção do Exercício 3
26 Abril 2024, 12:30 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Correção conjunta do Exercício 3. Revisão de conteúdos e esclarecimento de dúvidas.
Entrega e correcção do teste escrito.
24 Abril 2024, 17:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Entrega e correcção do teste escrito. Indicação das notas finais na UC.
Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais (cont.)
23 Abril 2024, 12:30 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Vantagens e desvantagens dos
questionários parentais em relação ao recurso a técnicas experimentais
para o estudo da aquisição e desenvolvimento da linguagem:
complementaridade dos dois tipos de recursos.
Questionários
parentais prospetivos e retrospetivos: características diferenciadoras.
Exemplos práticos do MacArthur-Bates Communicative Development
Inventory (CDI), adaptado para o Português Europeu na versão curta, e do
ProsoQuest, criado de raiz para o Português Europeu.
Dados
normativos para a população portuguesa. O papel dos questionários
parentais na identificação de marcadores precoces para perturbações da
linguagem e/ou desenvolvimento.
Discussão
sobre o grau de variabilidade envolvido no preenchimento dos
questionários parentais decorrente, por exemplo, da variação diastrática
ou diatópica.
Anotação linguística: discussão; programa EXMARaLDA: ver transcrições (Partitur) e usar concordanciador (Exakt)
23 Abril 2024, 08:00 • Amália Mendes
Discussão dos dois exercícios de anotação linguística: relações discursivas no editor PDTB e modalidade no MMAX2.
Apresentações orais.
22 Abril 2024, 17:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Apresentações orais de alunos sobre textos com trabalho de investigação relevante para a UC.