Recursos para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem: das técnicas experimentais aos questionários parentais (cont.)

16 Março 2020, 08:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Vantagens e desvantagens dos questionários parentais em relação ao recurso a técnicas experimentais para o estudo da aquisição e desenvolvimento da linguagem: complementaridade dos dois tipos de recursos.

Questionários parentais prospetivos e retrospetivos: características diferenciadoras. Exemplos práticos do MacArthur-Bates Communicative Development Inventory (CDI), adaptado para o Português Europeu na versão curta, e do ProsoQuest, criado de raiz para o Português Europeu.

Dados normativos para a população portuguesa. O papel dos questionários parentais na identificação de marcadores precoces para perturbações da linguagem e/ou desenvolvimento.

Discussão sobre o grau de variabilidade envolvido no preenchimento dos questionários parentais decorrente, por exemplo, da variação diastrática ou diatópica.

Disponibilização de um exercício para trabalho de casa, cuja resolução será feita na próxima aula.

(Aula ministrada por videoconferência, no dia 16/03, das 14h às 16h. Por conveniência da docente e dos discentes, as aulas à distância foram recalendarizadas para as segundas e sextas, das 14h às 16h. Os materiais e bibliografia recomendada continuam, como habitualmente, a ser disponibilizados na plataforma de e-learning.)