Sumários
O software FreP: hands-on
11 Março 2025, 12:30 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Breve explicação sobre o funcionamento básico do recurso FreP, para extração de dados de frequência lexical e de unidades fonológicas no Português Europeu.
Exercício
prático de extração de informação de frequência de unidades fonológicas
para efeitos de comparação da complexidade fonológica de dois textos
jornalísticos sobre a mesma temática. Uso do recurso Excel.
[Nota: Como trabalho de casa, devem extrair a informação relevante (frequência dos padrões de acento de palavra) para o texto JN, para que possamos, na próxima aula, comparar os dois textos.]
Entrega e correção do Exercício 1.
7 Março 2025, 12:30 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Entrega e correção do Exercício 1. Revisão de conceitos básicos para a análise linguística.
Frequência de unidades fonológicas na língua: o software FreP e a base de dados FrePOP – funcionalidades e aplicações
28 Fevereiro 2025, 12:30 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Relevância da informação de frequência (lexical e de unidades fonológicas) para o conhecimento das línguas.
- complexidade linguística dos nomes dos medicamentos e respetivas bulas;
- métricas linguísticas para avaliar a legibilidade de textos;
- identificação/caracterização de autor;
- parecer linguístico para validação de nome próprio e respetiva inclusão nos dados do IRN.
Exercício facultado para trabalho de casa (Exercício 2).
Revisão de conceitos base na análise linguística - gramática, conhecimento e uso da língua.
27 Fevereiro 2025, 08:00 • Ernestina Carrilho
Caracterização do objeto da análise linguística - aspetos introdutórios. Linguagem e línguas naturais como sistemas discretos e combinatórios, A noção de língua natural e de gramática. Conhecimento e uso da língua. O conhecimento (intuitivo) da língua como um saber regular; gramática e unidades linguísticas. Leituras de apoio no Moodle. Materiais de aula a disponibilizar no Moodle depois da próxima aula.
Dados de elicitação.
26 Fevereiro 2025, 17:00 • Ana Isabel Mata da Silva
Da formulação de hipóteses à construção de um desenho experimental; do controlo de variáveis à recolha de dados em tarefas de comportamento linguístico provocado: análise e ilustração.