Programa 

O programa tem como objectivo a aquisição de competência na utilização crítica e judiciosa dos recursos para o estudo da literatura, na condução de uma pesquisa e na selecção e sistematização da informação obtida. O trabalho será orientado para a reflexão sobre a funcionalidade e a operabilidade dos diversos recursos disponíveis (dicionários temáticos e especializados, histórias da literatura, repertórios bibliográficos, bases de dados), em suporte tradicional e electrónico, procurando avaliar a tendência crescente para a produção de recursos electrónicos. Os alunos levarão a cabo pesquisas e desenvolverão métodos e competências que lhes permitirão avaliar criticamente estes recursos. O trabalho de investigação e a produção de textos de avaliação crítica será devidamente norteado por noções claras de direitos de autor, plágio, paráfrase e citação científica.

Avaliação

A avaliação incluirá dois testes presenciais e escritos e um trabalho. A nota final será a média ponderada dos três elementos de avaliação. A participação oral pertinente e o empenho na resolução de tarefas como trabalho de casa constituem factor de ponderação para a nota final.

Bibliografia

 

Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa, Lisboa/S.Paulo, Verbo, 1995-2005.

Chevalier, J.; A.Gheerbrant, Dictionaire des symboles – Mythes, rêves, coutumes, gestes, forms, couleurs, nombres, Paris, Robert Laffont, 1982; trad. portuguesa: Teorema, 1994.

Dicionário de literatura: literatura portuguesa, literatura brasileira, literatura galega, estilística literária, dir. J.Prado Coelho, 4ª ed., 8 vols.,Porto, Figueirinhas, 1992-2003.

História Crítica da Literatura Portuguesa, dir. C. Reis, 8 vols., Lisboa, Verbo, 1993-2005.

História da Literatura Portuguesa, dir. C. Reis, 7 vols., Lisboa, Alfa, 2001-3.

Lettres européennes: Manuel d’histoire de la littérature européenne, dir. A. Benoit-Dsausoy et G. Fontaine, Paris-Bruxelles, De Boeck, 2007.

Anexos