Eneida
3 Novembro 2017, 14:00 • Rui Carlos Fonseca
A importância e o simbolismo do canto IV da Eneida:
a oposição de Juno, os amores de Dido e Eneias, a mensagem de Mercúrio a Eneias.
A representação de Roma e da história de Roma na Eneida.
A representação de Augusto e da política augustana na Eneida.
O retrato heróico de Eneias: a nova concepção de herói épico.
O duelo final entre Eneias e Turno: a hesitação de Eneias, a morte de Turno.Bibliografia
Espírito Santo, Arnaldo M., «Contributo para uma leitura da Eneida mediante a análise da figura de Eneias», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 87-121.
Pimentel, Maria Cristina de Castro-Maio Sousa, «Eneias ou o homem em busca de si mesmo», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 123-182.
Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: A Eneida», «Pietas» in Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana, 3.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, pp. 254-327, pp. 338-342.
Rodrigues, Manuel dos Santos, «O Episódio de Dido na Eneida – Análise Estrutural», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 1-19.