Eneida

4 Novembro 2016, 08:00 Rui Carlos Fonseca

A importância e o simbolismo do canto IV da Eneida:

a oposição de Juno, os amores de Dido e Eneias, a mensagem de Mercúrio a Eneias.

A representação de Roma e da história de Roma na Eneida.

A representação de Augusto e da política augustana na Eneida.

O retrato heróico de Eneias.

Apresentações orais sobre o canto IV da Eneida a cargo de Raquel Ferreira Morais (n.º 148482) e de Beatriz Jorge Martins Pereira Gil Pratas (n.º 148507).

Apresentação oral sobre o canto VI da Eneida a cargo de Francisco Proença Martins Saramago (n.º 148520).

Apresentação oral sobre o canto VIII da Eneida a cargo de Anita Calado Gouveia (n.º 148498).

Bibliografia

Espírito Santo, Arnaldo M., «Contributo para uma leitura da Eneida mediante a análise da figura de Eneias», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 87-121.

Pimentel, Maria Cristina de Castro-Maio Sousa, «Eneias ou o homem em busca de si mesmo», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 123-182.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Grande Síntese Cultural da Obra Virgiliana: A Eneida», «Pietas» in Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana, 3.ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002, pp. 254-327, pp. 338-342.

Rodrigues, Manuel dos Santos, «O Episódio de Dido na Eneida – Análise Estrutural», Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1990, pp. 1-19.