Sumários
21 Fevereiro 2022, 18:00
•
Luís Miguel Nunes Corujo
Objectos digitais
- Formatos
FERREIRA, Miguel - "Introdução à preservação digital : conceitos,
estratégias e actuais consensos". Guimarães : Escola de Engenharia da
Universidade do Minho, 2006. ISBN 972-8692-30-7. ISBN
978-972-8692-30-8., pags 21-26
Thibodeau, Kenneth - "Overview of Technological Approaches to Digital
Preservation and Challenges in Coming Years," in CLIR, The State of
Digital Preservation: An International Perspective, Washington D.C.,
2002.
14 Fevereiro 2022, 18:00
•
Luís Miguel Nunes Corujo
Apresentação do livro "Introdução à Preservação Digital".
Características dos repositórios digitais. (Conclusão)
- Domínios de aplicação. Questões sociais, económicas e técnicas.
7 Fevereiro 2022, 18:00
•
Luís Miguel Nunes Corujo
Aspetos Metodológicos de Investigação em Repositórios Digitais
Discussão sobre os projetos de trabalho de avaliação
31 Janeiro 2022, 18:00
•
Luís Miguel Nunes Corujo
Características dos repositórios digitais.
- Domínios de aplicação. Questões sociais, económicas e técnicas.
Characteristics of digital repositories.
Characteristics of digital repositories.
- Fields of application. Social, economic and technical issues.
- Heery, Rachel & Anderson, Sheila (2005). Digital repositories
review. Joint Information Systems Committee.
- Lopes, Sílvia; Lopes, Pedro; Campos, Fernanda (2010).
"Desenvolvimento de um Protótipo de Repositório Digital Aplicado à
Faculdade de Farmácia da Univ. Lisboa", Trabalho apresentado em 10.º
Congresso Nacional BAD, In n. 10 (2010): Politicas de Informação na
Sociedade em Rede, Guimarães.
24 Janeiro 2022, 18:00
•
Luís Miguel Nunes Corujo
Apresentação da Unidade Curricular, dos seus objectos e dos Critérios de Avaliação.
Avaliação dividida em 3 partes (45%+45%+10%)
(45%) Trabalho individual produção de resumo alargado referente a investigação original ou recensão crítica referente a monografia.
(45%) Trabalho de grupo (3 a 4 elementos) artigo científico a entregar em 4 de Junho, em formato
electrónico (PDF), seguindo as directivas indicadas em
http://www.emeraldgrouppublishing.com/products/journals/author_guidelines.htm?id=el#10
Em caso de dúvida, procurem artigos científicos e comparem com estas mesmas directivas. A
intenção é que o artigo tenha qualidade para ser proposta para publicação ou apresentado
numa conferência.
(10%) Participação e proactividade
Apresentação da Unidade Curricular, dos seus objectos e dos Critérios de Avaliação.
Avalição dividida em 3 partes (45%+45%+10%)
(45%) Trabalho individual produção de artigo científico a entregar em 4 de Junho, em formato
electrónico (PDF), seguindo as directivas indicadas em
http://www.emeraldgrouppublishing.com/products/journals/author_guidelines.htm?id=el#10
Em caso de dúvida, procurem artigos científicos e comparem com estas mesmas directivas. A
intenção é que o artigo tenha qualidade para ser proposta para publicação ou apresentado
numa conferência.
(45%) Trabalho de grupo (3 a 4 elementos) consistirá numa apresentação pública por todos os
elementos do grupo, num total máximo de 20 minutos por grupo. As apresentações serão
agendas para as duas últimas aulas. Deverão adicionalmente entregar-me em formato
electrónico (.PDF):
A) todos os produtos desenvolvidos no âmbito da apresentação (diapositivos, panfletos e
fichas informativas para distribuição aos colegas/público, etc.
B) Guião da apresentação
(10%) Participação e proactividade
Introduction
Presentation of the Curricular Unit, its objectives and the Evaluation Criteria.
EValuation divided into 3 parts (45% + 45% + 10%)
(45%) Individual work: extended abstract concerning student original research or critical review of a publication concerning digital repositories.
(45%) Group work (3 to 4 students) scientific paper to be submitted on June, the 4th, in (PDF) format, following the directives indicated in
http://www.emeraldgrouppublishing.com/products/journals/author_guidelines.htm?id=el#10
If you have any doubts, look for scientific articles and compare with these same directives. The intention is that the article has quality to be proposed for publication or presented
conference.
(10%) Participation and proactivity