Sumários

O neoplatonismo renascentista

2 Março 2016, 16:00 Maria João Almeida

A difusão do platonismo e do neoplatonismo antigo em Florença por ocasião do concílio ecuménico, em 1439. O pensamento filosófico de Pletão e sua influência sobre Marsilio Ficino.

Ficino, a prisca theologia e a pia philosophia: a concórdia universal de várias coordenadas filosófico-teológicas. Ficino, os Medici e a Accademia Platonica Fiorentina. 


Florença e o Humanismo "civil".

26 Fevereiro 2016, 16:00 Maria João Almeida

O Humanismo "civil" e seus focos de interesse: a vida activa, o bem comum, o modelo do cidadão perfeito na república oligárquica florentina. Coluccio Salutati e Leonardo Bruni, as obras mais significativas na difusão dos ideais do primeiro Humanismo.


História política italiana no século XV. A emergência do Humanismo

24 Fevereiro 2016, 16:00 Maria João Almeida

As lutas entre os Estados para alcançarem a hegemonia na Península Itálica (1ª metade do séc. XV). O equilíbrio de forças: a pentarquia e a Liga Itálica (2ª metade do séc. XV).

As raízes do Humanismo. Os studia humanitatis e a relação renovada com a Antiguidade Clássica.


Caracterização das coordenadas histórico-culturais do Renascimento Italiano

19 Fevereiro 2016, 16:00 Maria João Almeida

Do regime político-institucional dos "Comuni" (Itália setentrional e central) à emergêngia das "Signorie". A civilização urbana, os novos centros culturais e  o intelectual laico. 


Aula de apresentação.

17 Fevereiro 2016, 16:00 Maria João Almeida

Apresentação do Programa, do calendário de trabalho, dos critérios e do método de avaliação. Indicação da bibliografia aconselhada.

Metodologias de ensino (avaliação incluída).

As aulas seguem o modelo teórico-prático, a partir de um critério de base uniforme.

Em cada tópico, o docente expõe o essencial das questões directa e indirectamente nele implicadas e distribui a bibliografia necessária, comentada e seriada por ordem de interesse. Os estudantes intervêm apoiados nas leituras, nos resultados da sua reflexão e dos conhecimentos adquiridos.

As intervenções orais e os trabalhos escritos procuram optimizar a relação entre a aprendizagem, a destreza e grau de elaboração da sua exposição oral e escrita;

Formas e elementos de avaliação

Segundo o Regulamento da Instituição, os estudantes são obrigados à presença em 75% das aulas, baseando-se a avaliação, de 0 a 20, nos seguintes elementos:

- dois exercícios escritos presenciais (30% + 30%)

- uma apresentação oral ou um trabalho escrito individual (30%)

-assiduidade e participação (10%)

1º exercício escrito presencial: 15/04/2016

2º exercício escrito presencial: 13/06/2016