Sumários

A propriedade de recursividade. Classes de palavras

1 Março 2016, 14:00 Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte

 A propriedade de recursividade as suas consequências:

- Não há limite para o número de constituintes de uma frase: um objeto da classe X pode desdobrar-se noutro objeto da classe X e da classe Y (o conceito de regra recursiva)

- O papel da recursividade na construção das lengalengas infantis.


- Resolução das atividades de treino.

O conceito de classe de palavras:

- Insuficiência das definições tradicionais -- nocionais -- de classes de palavras

__________________

Foi concluída a exposição dos conteúdos constantes do "handout" disponibilizado na aula anterior. Foi iniciada a exposição do conteúdo "classe de palavras" , com o apoio de um "handout" projetado.



Estrutura de constituintes e testes de constituência

25 Fevereiro 2016, 14:00 Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte

Estrutura de constituintes e catálogo de testes de constituência.

Estrutura de constituintes e ambiguidade estrutural: descobrir as estruturas responsáveis por diferentes interpretações de uma frase.


________________________

Foi disponibilizado um "handout" com bibliografia (incluindo indicação dos textos de leitura obrigatória) e com atividades de treino.


Resolução do teste-diagnóstico

23 Fevereiro 2016, 14:00 Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte

Resolução comentada do teste-diagnóstico:

- explicitação detalhada de conteúdos estruturantes pressupostos;


- indicação de bibliografia destinada a colmatar lacunas de formação;

- primeiras aproximações a formas canónicas de argumentação em Sintaxe.

_________

Disponibilização, no "site" da UC, do "handout" da próxima aula.


Apresentação, bibliografia e avaliação.

18 Fevereiro 2016, 14:00 Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte

Apresentação dos objetivos da UC e do programa.


Indicação, comentada, da bibliografia geral da UC.

Descrição dos instrumentos de avaliação.

Disponibilização do "link" para o "site" da UC, onde já está consultável a ficha da UC.
______

Indicação do teste-diagnóstico, disponível no "site" da UC, que os estudantes deverão resolver até à aula de dia 23.


Not Taught.

16 Fevereiro 2016, 14:00 Maria Inês Pedrosa da Silva Duarte

Não dei aula, por estar, à mesma hora:


a. a presidir a uma reunião com estudantes de doutoramento (14h-14h30m)
b. a presidir à reunião preparatória do júri de uma defesa de mestrado (14h45m) e às respetivas provas públicas (15h-1615m).