Sumários

A arquitectura de GU / Língua-I no Programa Minimalista

8 Outubro 2015, 17:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

O Programa Minimalista e a derivação das expressões linguísticas (visão geral)

1.       As ideias norteadoras do Programa Minimalista

2.       O Léxico

3.       A Sintaxe e a construção da estrutura hierárquica das frases

3.1.    A inclusão das categorias do Léxico na Sintaxe e a operação de Selecção. 

3.2.    A operação de Combinar ( Merge Externo) e a derivação dos objectos sintácticos compostos. A Condição de Inclusividade e a construção em termos da Estrutura Sintagmática Nua (Chomsky 1995).

3.3.    A deslocação de constituintes nas expressões linguísticas: a operação de Mover (Merge Interno); a Condição de Inclusividade (Chomsky 2008) e cópias de movimento (Chomsky 1995).

4.       A operação de Transferência da Sintaxe para os níveis de interface com os sistemas sensório-motor e conceptual-intencional

4.1.    A Transferência e a derivação por fases e a sua transferência para os sistemas de interface.

4.2.    A operação de Transferência e o Princípio de Interpretação Plena (Chomsky 1995) e a Condição de Interface (Chomsky 2008).

5.       As componentes de Interface: fonológica e semântica (breve referência).

Bibliografia aconselhada

Adger, D. 2003. Core Syntax: a Minimalist Approach. Oxford: Oxford University Press, cap. (e-book 2002)

Haegeman, L. (2006). Thinking Syntactically. Londres: Blackwell.

Radford, A. (2004) Minimalist Syntax. Cambridge: CUP, cap. 2, 3


A gramática generativa actual: da Teoria de Princípios e Parâmetros ao Programa Minimalista

1 Outubro 2015, 17:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

1. As questões centrais de investigação em gramática generativa: o conhecimento da linguagem, a aquisição, o uso e a base biológica da linguagem.

2. A Teoria de Princípios e Parâmetros – o objecto de estudo e a estrutura de GU e Língua-I

3. O Programa Minimalista - o objecto de estudo, a estrutura de GU e Língua-I; operações e princípios gerais


Apresentação

24 Setembro 2015, 17:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

Apresentação.

Programa

1. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os estudantes: 1) desenvolvam o conhecimento dos aspectos centrais da Teoria Sintáctica (forma da gramática, operações sintáticas, interfaces da sintaxe com outros subsistemas gramaticais; formas de conceber a tensão entre propriedades universais e particulares); 2) tomem contacto com e treinem o estilo de argumentação que caracteriza a investigação actual em Sintaxe; 3) reinvistam os conhecimentos e competências envolvidos em 1 e 2 na compreensão de literatura da especialidade; 4) reinvistam os conhecimentos e competências envolvidos em 1, 2 e 3 na resolução de problemas suscitados por dados novos.

2. Conteúdos programáticos

Pondo a tónica na interacção entre teoria, análise e dados, esta unidade curricular abordará os aspectos teóricos referidos em (i), através da consideração de dados que privilegiarão os fenómenos mencionados em (ii).

(i) Da fundação das ciências da cognição ao programa minimalista: constituência, papéis temáticos e relações gramaticais; c-comando, ligação e distribuição das categorias nominais; estrutura da frase e categorias lexicais e funcionais envolvidas, traços não-interpretáveis e valoração; condições sobre as operações Compor (Merge), Concordar (Agree) e Mover (Move).

(ii)       Construções inacusativas; sujeitos pré- e pós-verbais em frases declarativas; construções-Q, construções de controlo, estruturas com infinitivo flexionado.

Serão considerados dados do português europeu, de variedades não europeias do português, de línguas românicas, do inglês, e, eventualmente, de outras línguas.

3. Metodologias de ensino

Serão feitas apresentações do conteúdo programático indicado em (i), de modo a permitir que os estudantes prossigam autonomamente na leitura da bibliografia indicada. Estas apresentações serão acompanhadas de actividades de resolução de problemas, que obrigarão os estudantes a mobilizar conceitos teóricos e técnicas de argumentação ou a chegarem por si à formulação de novas hipóteses de resolução dos dados observados

 

4. Avaliação

A avaliação baseia-se numa ficha/resolução de problemas sobre a matéria, apresentados por escrito (40%) e num trabalho de pesquisa, tutorialmente acompanhado, apresentada por escrito e discutido oralmente (60%).

 

4. Bibliografia

4.1. Sobre o quadro teórico

Adger, David. 2003. Core Syntax. A Minimalist Approach. Oxford: OUP.

Chomsky, Noam. 2008. On Phases. In Freidin, Robert; Carlos Otero; Maria Luísa Zubizarreta (eds.) Foundational Issues in Linguistic Theory-Essays in Honor of Jean-Roger Vergnaud. Cambridge, Mas: the MIT Press.

Chomsky, Noam. 2013. Problems of projection. Lingua, 130: 33-49

Di Sciullo, Anna Maria; Cedric Boeckx, (eds.). 2011. The Biolinguistic Enterprise. New Perspectives on the Evolution and Nature of the Language Faculty. Oxford: Oxford University Press, alguns capítulos.

Larson, Richard; Viviane Déprez; Hiroko Yamakido. 2010. The Evolution of Human Language – Biolinguistic Perspectives. Cambridge: CUP, Introduction, caps 1 e 2.

Everaert, Martin; Henk van Riesdijk (eds.). 2006. The Blackwell Companion to Syntax. Malen, MA/Oxford/Victoria: Blackwell.

Haegeman, Lilian. 2006. Thinking Syntactically. Londres: Blackwell.

 

 

4.2. Gramáticas descritivas de referência:

Bosque, Ignacio; Violeta Demonte. 1999. Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa.

Huddleston, Rodney & Geoffrey Pullum (eds.), 2002. The Cambridge Grammar of English, Cambridge: Cambridge University Press.

Mateus, Maria Helena; Ana Maria Brito; Inês Duarte; Isabel Faria; Sónia Frota; Gabriela Matos; Fátima Oliveira; Marina Vigário; Alina Villalva. 2003. Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.

Quirk, Randolph; Sidney Greenbaum; Geoffrey Leech; Jan Svartvik. 1985. A Compreensive Grammar of the English Language.  Longman.

Raposo, Eduardo; Mª Fernanda Nascimento; Mª Antónia Mota; Luísa Segura; Amália Mendes (eds.), 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, vol. I e II.

Renzi, Lorenzo et al. (org.) (1988, 1991, 1995) Grande Grammatica Italiana di Consultazione. Vol. I, Bolonha: Il Mulino, 3 volumes.

 

5. Tempo de atendimento de alunos

2 horas por semana