Sumários

O modelo generativista (continuação)

22 Setembro 2025, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Correção dos exercícios para diagnóstico das competências essenciais dos estudantes.

2. A Teoria de Princípios e Parâmetros de Chosmky (1981) - Government and Binding Theory
2.1. O núcleo duro do modelo: conhecimento, aquisição e uso da língua; papel da mente humana na aquisição e desenvolvimento linguísticos.
2.2. As noções de princípio e e parâmetro: ilustração com o princípio de endocentricidade e o parâmetro do núcleo. 


Aorsentação e questóe introdutórias sobre a Gramática Generativa

15 Setembro 2025, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos, bibliografia de base e avaliação.

2. A teoria gramatical no quadro da Gramática Generativa. 

2.1. A linguística no paradigma das ciências cognitivas. O papel central da mente humana na aquisição de uma língua. Os conceitos de linguagem e língua; conhecimento implícito / língua-I e uso /língua -E.

2.2. Um pouco de história do quadro da Gramática Generativa: a gramática transformacional e a teoria standard.

 

PROGRAMA

Incidindo na interação entre teoria e análise dos dados, são apresentados os aspetos considerados centrais na teoria sintática referidos em (1), que são aplicados à análise de diferentes construções sintáticas, mencionadas em (2): 


1. A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa. A construção da estrutura frásica: constituência; categorias lexicais e funcionais; relações entre categorias (seleção, dependência, c-comando); traços não interpretáveis e valoração; as operações Compor (Merge), Concordar (Agree) e Mover (Move), e condições sobre estas operações. 

2. Construções com verbos inacusativos, construções de Elevação e de Controlo, passivas e construções Q- .


AVALIAÇÃO:

 

A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula, incluindo atividades de resolução de problemas envolvendo a reflexão sobre dados empíricos, que implicam a mobilização de conceitos teóricos e técnicas de argumentação (10%); (ii) dois exercícios de prática de análise sintática (40%); (iii) um teste escrito final (50%).

 

N.B.: Se o estudante não entregar todos os elementos de avaliação previstos em (ii) e (iii), não será avaliado nesta unidade curricular.

 

Data do teste escrito: 5 de janeiro de 2026, 14h-17h


Tutoria: terça-feira, 11h-12h, sala C220.