Sumários

A construção da estrutura da frase na Teoria de Princípios e Parâmetros pré-minimalista

4 Outubro 2018, 17:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos


1. As questões centrais de investigação em gramática generativa: o conhecimento da linguagem, a aquisição, o uso e a base biológica da linguagem.

2. A Teoria de Princípios e Parâmetros  - Teoria de Regência e da ligação – as componentes da Língua-I e sua articulação; as operações e os sistemas de princípios - explicitação do seu raio de ação 

3. A construção da estrutura frásica pela Sintaxe  

3.1. A determinação dos constituintes sintáticos.

3.2. A construção da estrutura sintática das frases simples não marcadas e os princípios e sistemas de princípios da Teoria da Regência e Ligação.


Apresentação. A Teoria de Princípios e Parâmetros

27 Setembro 2018, 17:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

I - Sintaxe: Aspetos Centrais da Teoria Sintática

1. Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A presente unidade curricular visa fornecer aos estudantes os fundamentos centrais no domínio da investigação atual em Sintaxe. Pretende-se que os estudantes: 1) desenvolvam o conhecimento dos aspetos fulcrais da Teoria Sintática: forma da gramática, operações sintáticas, interfaces da sintaxe com outros subsistemas gramaticais; formas de conceber a tensão entre propriedades universais e particulares; 2) contactem com o estilo de argumentação que caracteriza a investigação atual em Sintaxe e desenvolvam nesses moldes a sua própria capacidade argumentativa; 3) reinvistam os conhecimentos e competências mencionados nas alíneas anteriores na compreensão de literatura da especialidade; 4) apliquem os conhecimentos e competências explicitados em 1) 2) e 3) na resolução de problemas suscitados por dados novos.

2.Conteúdos programáticos

Incidindo na interação entre teoria, análise e dados, esta unidade curricular abordará os aspetos teóricos referidos em (i), através da consideração dos fenómenos mencionados em (ii).

(i)   A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical: da Teoria de Princípios e Parâmetros ao Programa Minimalista; a Sintaxe e os sistemas de interface. A construção da estrutura frásica: unidades, operações e princípios; categorias lexicais e funcionais; relações entre categorias: seleção, dependência, c-comando; categorias e traços; traços não-interpretáveis e valoração. Condições sobre as operações Compor, Mover e Concordar. Correferência, Ligação e distribuição das categorias nominais.

(ii) Estrutura lexical e funcional da frase afirmativa e negativa; frases complexas; construções-Qu-; constituintes nominais realizados e omitidos e elipse no domínio frásico.

Serão considerados dados do português europeu e brasileiro, de outras línguas românicas e do inglês. 

3.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Serão feitas apresentações dos conteúdos programáticos, de modo a permitir que os estudantes prossigam autonomamente na leitura da bibliografia indicada. Estas apresentações serão acompanhadas de atividades de resolução de problemas, que obrigarão os estudantes a mobilizar conceitos teóricos e técnicas de argumentação. O confronto com problemas levantados por dados empíricos será utilizado para que os estudantes cheguem por si à formulação dos instrumentos teóricos que a observação dos dados mostre serem necessários.

A avaliação baseia-se num teste escrito (40%), na resolução de um problema de investigação apresentado por escrito (40%), e defendido oralmente (20%), envolvendo trabalho tutorial. 

4.Bibliografia aconselhada

Adger, D. 2003. Core Syntax. A Minimalist Approach. Oxford: OUP.

Carnie, A. 2013. Syntax – a Generative introduction (3rd Ed.) West Sussex: Wiley-Blackwell.

den Dikken, M. (ed.) 2013. The Cambridge Handbook of Syntax. Cambridge: CUP.

Everaert, M. & H. Riesdijk (eds.) 2006. The Blackwell Companion to Syntax. Malen:Blackwell.

Huddleston, Rodney & Geoffrey Pullum 2002. The Cambridge Grammar of English, Cambridge: CUP.

Mateus, M.H., A. Brito, I. Duarte, I. Faria, S. Frota, G. Matos, F. Oliveira, M. Vigário & A. Villalva 2003. Gramática da língua portuguesa. 5ª ed. Lisboa: Editorial Caminho.

Quirk, Randolph, Sidney Greenbaum, Geoffrey Leech & Jan Svartvik. 1985. A Compreensive Grammar of the English Language. Longman.

Raposo, Eduardo, Mª Fernanda Nascimento, Mª Antónia Mota, Luísa Segura & Amália Mendes (eds.) 2013 e 2018. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Wetzels, W.L., J. Costa & S. Menuzzi. (eds.) 2016. The Handbook of Portuguese Linguistics. Malden: Wiley-Blackwell.


II - A Teoria de Princípios e Parâmetros

1. As questões centrais de investigação em gramática generativa: o conhecimento da linguagem, a aquisição, o uso e a base biológica da linguagem.

2. A Teoria de Princípios e Parâmetros – o objeto de estudo e a estrutura de GU e Língua-I

   A abordagem da Teoria da Regência e da Ligação - breve referência.





Abertura do ano letivo

20 Setembro 2018, 17:00 Maria Gabriela Ardisson Pereira de Matos

O Seminário não se realizou em virtude de ser concedida pelo Diretor da FLUL dispensa para participação nos evento de Abertura do ano letivo.