A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa
13 Setembro 2021, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Apresentação da unidade curricular: objetivos, conteúdos e bibliografia; questões gerais de funcionamento e avaliação.
2. A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical no quadro generativista. 2.1. O programa inaugural da GG: a Linguística e as ciências da cognição - o papel central da mente humana no desenvolvimento linguístico; a rutura com o estruturalismo. 2.2. Os marcos fundamentais da GG: da GG Transformacional ao Programa Minimalista - convergência e divergências entre modelos.
Programa:
Objetivos: A presente UC visa fornecer os fundamentos centrais no domínio da investigação atual em Sintaxe que permitam aos estudantes a compreensão da literatura da especialidade e o desenvolvimento da sua capacidade argumentativa na resolução de questões suscitadas pelos dados.
Conteúdos: Incidindo na interação entre teoria e análise dos dados, são apresentados os aspetos considerados centrais na teoria sintática referidos em (i), que são aplicados à análise dos fenómenos sintáticos mencionados em (ii).
(i) A arquitetura da linguagem e a teoria gramatical na Gramática Generativa. A construção da estrutura frásica: constituência; categorias lexicais e funcionais; relações entre categorias (seleção, dependência, c-comando); traços não interpretáveis e valoração; as operações Compor (Merge), Concordar (Agree) e Mover (Move), e condições sobre estas operações.
(ii) Construções de elevação e construções de controlo; frases passivas; construções-Q; concordância.
Avaliação:
A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula, incluindo atividades de resolução de problemas envolvendo a reflexão sobre dados empíricos, que implicam a mobilização de conceitos teóricos e técnicas de argumentação (10%); (ii) dois exercícios de prática de análise sintática (40%); (iii) um teste escrito final (50%).
Data do teste: 13 de dezembro de 2021